metropoles.com

Bahia se fecha e consegue vencer o Grêmio aos 45 do 2º tempo

Comandados de Roger Machado mostraram porquê têm uma das melhores defesas do campeonato e seguraram o ímpeto dos gaúchos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
GRÊMIO X BAHIA
1 de 1 GRÊMIO X BAHIA - Foto: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Bahia demonstrou, na noite desta quarta (16/10/2019), porquê tem uma das melhores defesas do campeonato. Mesmo com todos os titulares à disposição e embalado por duas vitórias consecutivas, o Grêmio não conseguiu superar o tricolor baiano. No fim, a bola puniu e, de pênalti, Arthur Caike deu a vitória aos baianos aos 45 do 2º tempo.

O resultado interrompe a ascenção gremista, deixando os comandados de Renato Gaúcho com 41 pontos, na 6ª posição. Já o Bahia volta a vencer após três jogos, chegando aos 41 pontos e à 7ª colocação.

Na próxima rodada, os gremistas tentarão retomar o bom momento contra o Fortaleza, no Castelão, sábado, às 17h. Na próxima segunda, o Bahia recebe o Ceará no estádio Pituação às 19h30.

O jogo
Apesar de ter maior posse de bola no início da partida, o Grêmio teve dificuldades em quebrar a última linha da organizada defesa baiana. Do outro lado, a equipe comandada por Roger Machado apostou em uma marcação pesada na saída de bola gaúcha para dificultar as ações.

As poucas oportunidades criadas pelo Bahia no 1º tempo vieram, principalmente, de contra-ataques, que logo foram neutralizadas pela zaga gremista. Quando partia ao ataque, o Grêmio apostou nas laterais, principalmente no lado esquerdo, com Everton Cebolinha que, com velocidade e habilidade, apostou em jogadas individuais para desorganizar a defesa adversária.

Embora o Grêmio tenha criado algumas boas oportunidades no fim da etapa inicial — com direito a bola no travessão e reclamação por pênalti –, nenhuma das equipes conseguiu mexer no placar.

2º tempo
O jogo ganhou velocidade no início da etapa complementar, com ambas as equipes utilizando a defesa para criar ataques mais incisivos. Nessa dinâmica, o Grêmio levou vantagem quase abrindo o placar em um chute bem colocado de Thaciano.

Conforme o tempo foi passando, o Bahia reforçou a retranca e jogou por uma bola para tentar definir o duelo, enquanto o Grêmio apostou em jogadas individuais e bolas longas para tentar furar o bloqueio planejado por Roger Machado. Sem sucesso, no entanto.

No fim, a bola puniu: Marco Antônio foi derrubado dentro da área, o VAR confirmou e o árbitro marcou pênalti. Arthur Caike cobrou e deu a vitória aos baianos aos 45 do 2º tempo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?