Avaí vence a 3ª no Brasileirão sobre o Atlético-MG e deixa a lanterna
Com a soma dos três pontos, a equipe catarinense deixou o último lugar da tabela pela primeira vez desde a 8ª rodada
atualizado
Compartilhar notícia
O Avaí de Alberto Valentim venceu uma partida do Campeonato Brasileiro pela 3ª vez em 2019, nesta segunda-feira (23/09/2019), em partida contra o Atlético-MG, válida pela 20ª rodada. O centroavante Jonathan, que foi o destaque da equipe catarinense, marcou o gol da vitória após jogada ensaiada em cobrança de escanteio.
A equipe de Rodrigo Santana deu muitos espaços ao time que briga bravamente para fugir da zona de rebaixamento e o time de Santa Catarina se defendeu como pôde das ameaças atleticanas.
Com a soma dos três pontos, o Avaí saiu da lanterna pela primeira vez desde a 8ª rodada do campeonato. O Galo permanece na 10ª posição, com 27 pontos, mesma pontuação que Athletico-PR (9º) e Botafogo (11º).
O jogo
Após os primeiro minutos de um jogo truncado, o atacante do Avaí Jonathan conseguiu encontrar espaço da intermediaria e finalizar, na marca dos 7 minutos. A bola saiu a direita do gol de Cleiton e levou perigo, passou próxima à trave. O mandante tentava aproveitar qualquer brecha deixada pelo sistema defensivo atleticano.
Aos 13 minutos, Geuvânio também acreditou de longe e assustou o goleiro Vladimir que estava vendido no lance. O chute saiu forte e a redonda passou muito perto do ângulo direito da meta do Avaí. Dois minutos depois, Lourenço recebeu dentro da área e tentou a finalização, mas chutou em cima de Cleiton, que fez a defesa sem dificuldade.
No 26º minuto, depois de jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Jonathan precisou chutar duas vezes para abrir o placar para a equipe de Florianópolis. Na primeira, Lucas Hernández salvou em cima da linha, mas a bola voltou nos pés do camisa 39, que guardou no fundo das redes.
Aos 32 minutos, Jonathan recebeu e protegeu bem a bola dentro da área, ia conseguindo girar para chutar ao gol, mas o zagueiro Leonardo Silva segurou o atacante e o juiz marcou penalidade máxima. Pedro Castro pediu a bola e bateu no canto esquerdo de Cleiton, que pulou bem e impediu a ampliação no marcador.
2º tempo
Logo nos primeiros instantes da segunda etapa, aos 4, Jonathan novamente chegou na área ameaçando a meta do Galo. Recebeu de Lourenço e conseguiu se livrar da marcação de dois jogadores, mas na hora do chute perdeu as forças e entregou nas mãos de Cleiton.
Aos 10 minutos, novamente a dupla Lourenço e Jonathan bagunçaram a defesa atleticana. O primeiro fez cruzamento pela direita e tentava o centroavante, que chegava bem para definir, mas Igor Rabello foi cirúrgico e conseguiu o corte na hora certa.
Na marca dos 16, aconteceu talvez a jogada de ataque mais perigosa do Atlético até então. Geuvânio tabelou com Alerrandro e bateu de primeiro para a grande defesa de Vladimir.
Na marca dos 18 minutos, Cazares encontrou Maicon Bolt dentro da área, que desviou de cabeça e ela caiu para Nathan, mas não acabou tomando o rumo do gol, pois a defesa afastou de qualquer jeito.
Aos 37, Luan arriscou de longe, a bola desviou e saiu para linha de fundo levando perigo à meta de Vladimir. No minuto 44, João Paulo teve a chance de fechar o caixão, mas a bola foi onde estava Cleiton, que defendeu mais uma.