metropoles.com

Auditor da Fifa condena ‘clássico conflito de interesse’ em caso Blatter-Platini

Domenico Scala ressaltou ainda que Blatter pode ser condenador por falsificação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PATRICK B. KRAEMER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PLATINI E BLATTER SÃO AFASTADOS
1 de 1 PLATINI E BLATTER SÃO AFASTADOS - Foto: PATRICK B. KRAEMER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em sua primeira declaração pública sobre a suspensão de Joseph Blatter e Michel Platini, Domenico Scala condenou o suspeito pagamento do suíço ao francês em 2011 e classificou o caso como “clássico conflito de interesses” dentro da Fifa. Para o auditor da entidade máxima do futebol mundial, Blatter pode ser condenado por falsificação.

Blatter e Platini foram suspensos por 90 dias pelo Comitê de Ética da Fifa, no início do mês. O afastamento se deve à suspeita sobre o pagamento de 2 milhões de francos suíços (cerca de US$ 2 milhões) do suíço ao francês em 2011. Platini explicara que o dinheiro se referia a salários não pagos de trabalhos como consultor de Blatter entre 1998 e 2002.

O dinheiro, que não consta nos registros da Fifa, se tornou alvo de suspeita por causa da distância entre os serviços prestados por Platini e a data do pagamento. De acordo com Blatter, o pagamento se deveu a um “acordo de cavalheiros” entre os dois.

Para Domenico Scala, o acerto vai de encontro às normas éticas da Fifa. “Se é certo o que eles dizem, que tinham um pacto verbal, esse pagamento deveria ter sido registrado nas contas de 2002 e nos anos seguintes. E isso não aconteceu”, criticou Scala em entrevista à agência Associated Press.

“As duas partes, tanto o presidente Blatter quanto o senhor Platini, deveriam ter recusado essa negociação por serem membros do Comitê Executivo da Fifa. Ambos tinham um conflito de interesses no caso”, declarou o auditor da Fifa. “O senhor Platini cobrou do presidente um pagamento com uma soma específica, o que ele não deveria ter feito, e é o que define o clássico conflito de interesses”, reforçou Scala.

A suspensão de Blatter e Platini voltou a abalar a cúpula da Fifa. A medida é inédita por afastar o presidente e ainda afetar as eleições marcadas para o dia 26 de fevereiro. Platini era o principal favorito a vencer o pleito, mas agora pode ficar fora da disputa por estar suspenso. Ele e os outros interessados na disputa devem oficializar a candidatura até o fim do mês, o que está sendo inviabilizado pela suspensão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?