Atual campeã da Copa, mas desfalcada: a França ainda mete medo?
Sem N’Golo Kanté e Paul Pogba, por lesão, a França vai ao Catar apostando na juventude: 10 jogadores têm menos de 24 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando apenas 10 dias para a Copa do Mundo, as convocações finais vão acontecendo e o clima para o Catar vai aumentando. Nessa quarta-feira (9/11), foi a vez de Didier Deschamps convocar a seleção francesa. Porém, com 25 jogadores na lista, de 26 possíveis, e com desfalques importantes, a França, atual campeã mundial, ainda mete medo?
Dos setores desfalcados, o que mais sofreu foi o meio-campo, que perdeu os titulares N’Golo Kanté, do Chelsea, e Paul Pogba, da Juventus. O goleiro Maignan, do Milan, eleito melhor goleiro do Campeonato Italiano e 2º melhor goleiro do mundo na Bola de ouro, também não foi chamado para a seleção francesa por lesão.
Mesmo com time completo, a França, em 2022, mostrou inconsistência em muitos setores, principalmente no defensivo, e Deschamps não conseguiu propor suas ideias de forma clara. Foram oito jogos, três vitórias, dois empates e três derrotas, com 12 gols feitos e oito sofridos.
Aposta na juventude com requintes de Bola de Ouro
Dos 25 convocados, 10 são de jogadores abaixo dos 25 anos. A seleção francesa conta com nomes promissores, como os meias do Real Madrid, Eduardo Camavinga, de 19 anos, e Aurélien Tchouaméni, de 22 anos, que ganham ainda mais responsabilidade com as lesões de Pogba e Kanté.
Kyllian Mbappé, apesar de ter apenas 23 anos, já é um dos principais jogadores do futebol mundial. Na atual temporada, 2022/23, o camisa 7 do PSG tem 19 jogos, 18 gols e cinco assistências.
E como candidato a surpresa, chega Christopher Nkunku, de 24 anos. O atacante do RB Leipzig, nesta temporada, tem 21 jogos, 16 gols e uma assistência.
E o camisa 18 do clube alemão vem de uma ótima temporada passada, onde fez 47 jogos, 32 gols, 17 assistências e eleito melhor jogador do Campeonato Alemão.
Outro destaque é Karim Benzema. O capitão do Real Madrid é a experiência em meio a juventude. Na temporada passada, que rendeu uma Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do mundo pela revista France Football, ele fez 46 jogos, 44 gols e 15 assistências. Além de ter sido campeão e artilheiro da Champions League e Campeonato Espanhol.
🔎 Karim Benzema (34 anos) foi eleito o melhor jogador do mundo da temporada 21/22 pelo #BallonDor.
⚔️46 jogos
⚽️44 gols (!)
🅰️15 assists
⏰66 mins p/ participar (!)
🔑85 passes decisivos
👟141 chutes (85 no gol!)
✅64% conversão de chances (!)
🏆3 títulos
💯Nota Sofascore 7.81 pic.twitter.com/KttQG5mbyp— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 17, 2022
Veja a lista completa da Seleção Francesa:
- Goleiros: Lloris (Tottenham-ING), Areola (West Ham-ING) e Mandanda (Rennes-FRA)
- Defensores: Pavard (Bayern de Munique-ALE), Konaté (Liverpool-ING), Koundé (Barcelona-ESP), Varane (Manchester United-ING), Kimpembe (PSG-FRA), Saliba (Arsenal-ING), Lucas Hernandéz (Bayern de Munique-ALE), Theo Hernandez (Milan-ITA) e Upamecano (Bayern de Munique-ALE)
- Meio-campistas: Camavinga (Real Madrid-ESP), Rabiot (Juventus-ITA), Tchouaméni (Real Madrid-ESP), Youssouf Fofana (Monaco-FRA), Guendouzi (Olympique de Marselha-FRA) e Veretout (Olympique de Marselha-FRA)
- Atacantes: Coman (Bayern de Munique-ALE), Mbappé (PSG-FRA), Benzema (Real Madrid-ESP), Giroud (Milan-ITA), Griezmann (Atlético de Madrid-ITA), Dembélé (Barcelona-ESP) e Nkunku (RB Leipzig-ALE)