metropoles.com

Atlético x Real Madrid: cinco fatos que você talvez não saiba do dérbi

O clássico da capital tem história por si só, mas o momento decisivo na tabela de classificação do Campeonato Espanhol o deixa mais atraente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Real Madrid CF v Club Atletico de Madrid – La Liga
1 de 1 Real Madrid CF v Club Atletico de Madrid – La Liga - Foto: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

O Atlético de Madrid recebe o Real Madrid neste domingo (7/3), às 14h (horário de Brasília) e não se fala em outra coisa na Espanha. O clássico da capital tem história por si só, mas o momento decisivo na tabela de classificação do Campeonato Espanhol o deixa ainda mais atraente.

O Atlético é o atual líder do Espanhol, com 58 pontos, cinco a mais que o Real, que tem um jogo a menos e ocupa a terceira posição. Uma vitória dos Colchoneros os deixa em situação confortável. Uma derrota, no entanto, recoloca os galáticos de vez na briga pelo título.

Para aquecer ainda mais o dérbi de Madrid, o Metrópoles traz a seguir cinco fatos do clássico que você talvez jamais tenha imaginado. Estão na lista um jejum de 14 anos, a mudança de praça para comemorar os títulos diferente do adversário, além, claro, da origem do Atlético, que só existe por causa do arquirrival Real Madrid.

Veja a lista a seguir:

Atlético fundado em resposta ao Real Madrid
Um grupo de estudantes bascos residentes em Madrid participou da primeira final da Copa do Rei, em 1903, entre o Athletic Club de Bilbao e o Madrid FC, time que se tornaria o Real Madrid. Eles não gostaram da forma como o Madrid FC jogou e 18 dias depois criaram uma subsidiária do Atlético de Madrid, que viria a ser o clube atual.

14 anos sem vencer o rival
Entre 1999 e 2013, o clássico foi um inferno para o Atlético de Madrid. O time não vencia há 25 jogos, até que a chegada de Diego Simeone mudou tudo. Desde aquela vitória, no título da Copa do Rei da equipe vermelha e branca, o equilíbrio do Dérbi mudou: o Atlético venceu 9 dos 30 clássicos disputados em todas as competições, empataram 10 e perderam 11. O saldo na LaLiga Santander é de quatro vitórias e quatro derrotas em 15 duelos.

Mudança de fonte para dissociar do rival
Na década de 70, na Espanha, iniciaram-se as primeiras comemorações de torcedores concentrados em uma mesma região. A Fonte de Cibeles, localizada no centro de Madrid, foi um ponto de encontro ideal. E acredita-se que os torcedores do Atlético foram os primeiros a visitarem o local quando os Colchoneros conquistaram o título da LaLiga em 1977. Assim, por pura imitação, toda vez que havia uma festa do futebol, a Fonte de Cibeles era o principal encontro da cidade, incluindo as conquistas da seleção espanhola e, também do Real Madrid, inclusive durante a época dourada do La Quinta del Buitre, nos anos 80. Quando o Atlético voltou a erguer uma taça em 1991 (Copa do Rei), a torcida colchonera decidiu mudar de lugar para celebrar e foi para a Fonte de Neptuno, a apenas 600 metros do Paso de la Castellana, para criar uma distinção clara em relação ao Real.

Barcelona? O dérbi de Madrid era o mais importante da Espanha
Atualmente, o principal rival do Real Madrid é o Barcelona, mas o clássico da capital foi muito mais importante nas primeiras duas décadas após o final da Guerra Civil Espanhola em 1939. Como o grande Alfredo Di Stéfano disse uma vez: “Esqueça o FC Barcelona, o time que pode nos frustrar é o Atlético”.

Atlético à vontade no Bernabéu?
O Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid é, curiosamente, um lugar muito especial para a torcida do Atlético de Madrid. Os Colchoneros venceram a Copa do Rei 10 vezes, das quais nove foram no estádio do rival. Dos 10 triunfos na final da Copa, apenas a vitória de 1996 sobre o Barcelona aconteceu em um local diferente: La Romareda, do Real Zaragoza. Mas é bom lembrar que o duelo deste domingo é no estádio Metropolitano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?