Atlético Goianiense é vacinado no Paraguai; web reage: “Fura fila”
Ao todo, 44 integrantes do clube receberam a 1ª dose da Coronavac no Paraguai, onde disputou partida. Time foi alvo de críticas na internet
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A delegação do Atlético Goianiense, que esteve nessa quinta-feira (6/5) em Assunção, no Paraguai, para participar de jogo pela Copa Sul-Americana, foi vacinada contra a Covid-19 na sede da Conmebol.
A partida terminou com vitória dos brasileiros por 2 x 1 sobre o Libertad (PAR), o que valeu ao time goiano 7 pontos e a liderança no grupo F, à frente do próprio Libertad (6), Newell’s Old Boys – ARG (4) e Palestino – CHI (0).
O clube é o primeiro time brasileiro a iniciar a imunização e aceitar as doses oferecidas pela Conmebol. Ao todo, 44 integrantes, entre jogadores, direção e equipe técnica, receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, a mesma desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Fotos e vídeos foram publicados nas redes sociais, mostrando o momento em que os jogadores foram vacinados. O presidente do clube, Adson Batista, postou um vídeo no Twitter e agradeceu pela oferta das vacinas.
Veja:
Críticas
A Conmebol recebeu 50 mil doses da CoronaVac, após acordo com o laboratório Sinovac, anunciado em abril. Alguns clubes brasileiros, como Corinthians, Santos e Fluminense, recusaram a oferta da vacinação, pois acreditam que seria uma espécie de “fura fila”, diante da situação do Brasil.
Assim que as fotos e os vídeos da vacinação dos jogadores e dirigentes do Atlético Goianiense surgiram na internet, muitas críticas também foram feitas. Seguidores do clube questionaram a atitude e a prioridade dada aos atletas, já que no Brasil a imunização da população avança lentamente.
Nesta sexta-feira (7/5), ao chegar no aeroporto de Goiânia, Adson Batista rebateu as críticas, dizendo que “quem falar em fura fila é sensacionalista”.
Convite
O convite feito ao Atlético por representantes da Conmebol ocorreu na noite de quinta-feira, no hotel, em Assunção. Outros clubes também receberam o mesmo convite, durante viagem internacional.
O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, chegou a dizer em entrevistas que o clube não aceitaria a vacinação oferecida pela Conmebol, pois seria “antipático com o mundo”.
Adson Batista alegou que não estava furando fila, pois os jogares e a equipe técnica do Atlético foram vacinados fora do Brasil e sem nenhum custo para o governo brasileiro. Ele disse, ainda, pensar diferente de quem rejeitou a oportunidade.
Os clubes River Plate e Lanús, ambos da Argentina, também recusaram a vacinação oferecida pela Conmebol e informaram que vão aguardar a oportunidade no próprio país.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou no Twitter sobre a vacinação dos integrantes do Atlético. Outros clubes que estiveram no Paraguai nessa quinta-feira, como os colombianos Independiente Santa Fé e Atlético Nacional, também tiveram integrantes vacinados.
Durante esta noite serão vacinados contra COVID-19, na sede de @CONMEBOL, os jogadores da equipe Atlético Goianiense @ACGOficial entre outros. Os primeiros já chegaram! Estamos juntos para tornar o nosso futebol mais seguro! 💪🏻 pic.twitter.com/2ASj9lx6cq
— Alejandro Domínguez (@agdws) May 7, 2021
Segunda dose
Ainda não se sabe quando e como os integrantes do Atlético Goianiense vão receber a segunda dose da Coronavac para concluir a imunização contra a Covid-19. A informação inicial era de que cada clube participante da Copa Sul-Americana teria direito a 70 doses da vacina.
A direção do clube vai aguardar o período de 28 dias, que é o recomendado entre a primeira e a segunda dose, para verificar como será feita a segunda etapa da vacinação. Provavelmente, durante viagem internacional, já que as doses não poderiam ser aplicadas em solo brasileiro.
Todos os membros da delegação do Atlético Goianiense foram vacinados na sede da @CONMEBOL após o jogo desta noite. Outras delegações que jogaram nesta noite em Assunção também receberam a primeira dose. Momento de grande felicidade para todos do clube! 🇹🇹 #VacinaSim pic.twitter.com/vVSl1UAhvU
— Atlético Goianiense (@ACGOficial) May 7, 2021