Atlético busca o tri e Cruzeiro SAF: saiba mais do Campeonato Mineiro
Com América-MG em boa fase e Cruzeiro em reconstrução, equipes pretendem medir forças contra o atual campeão brasileiro, o Atlético-MG
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (25/1), começa o Campeonato Mineiro de 2022. Apesar de o Atlético-MG ser o atual campeão brasileiro e favorito para buscar o tri, América-MG e Cruzeiro, agora com Ronaldo à frente do clube, pretendem medir forças com o Galo.
A partida inaugural do torneio será entre Caldense e América-MG, na cidade de Poços de Caldas. O duelo está marcado para as 21h, no estádio Ronaldão.
Atual campeão brasileiro e em busca do tricampeonato mineiro, o Atlético-MG é o time a ser batido. Com elenco numeroso e jogadores destaques na temporada passada, o Galo só estreia na fase de grupos da Libertadores em abril.
Com exceção ao jogo da Supercopa contra o Flamengo em 20 de fevereiro, o Atlético terá apenas o regional de Minas para se dedicar, podendo colocar força máxima em alguns jogos para dar ritmo e entrosamento.
Com base do elenco campeão mantida, a grande novidade dentro de campo será a forma como a equipe atuará sob o comando do argentino Turco “El Turco” Mohamed, substituto de Cuca.
Encarando o terceiro ano seguido na Série B, mas com esperanças de dias melhores com o clube se tornando SAF comprada por Ronaldo Fenômeno, o Cruzeiro se reformulou para a temporada do goleiro ao atacante, passando pela comissão técnica.
Wanderlei Luxemburgo saiu do comando da equipe, com Paulo Pezzolano assumindo o posto de treinador. Ídolo histórico e jogador com mais jogos disputados pela Raposa, o goleiro Fábio não teve seu contrato renovado. Embora já tivesse anunciado a aposentadoria, o Atacante Rafael Sóbis não faria parte dos planos para 2022.
Já o América-MG começa o estadual animado. O Coelho não apenas consegui se manter na primeira divisão após ter subido, como conseguiu vaga na pré-Libertadores. Além disso, foi o vice-campeão mineiro.
No entanto, por ter compromisso eliminatório pela competição sul-americana já em fevereiro, o clube terá de conciliar o Campeonato Mineiro com a Libertadores, cuja estreia está marcada para o dia 23 do próximo mês, contra o Guarani (PAR).
Apesar de ter mantido técnico e peças importante da campanha histórica do clube, o América perdeu uma de suas principais referências no ataque: Ademir vestirá a camisa do rival Atlético-MG.
Regulamento
Durante a primeira fase, 12 equipes jogarão entre si no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados disputarão semifinais, com os vencedores avançando à final, em jogo único, marcada para o dia 3 de abril.
Do 5º ao 8º lugar, os colocados disputarão a Troféu Inconfidência, que no ano passado foi conquistado pelo Pouso Alegre, equipe do sul de Minas Gerais.
Onde Assistir
Neste ano, as transmissões do estadual mineiro contam com algumas novidades. Jogos em que o Cruzeiro for mandante serão transmitidos com exclusividade por um serviço de streaming pago, o O Tempo Sports.
Jogos de clubes do interior poderão ser acompanhados pelo Futebol Mineiro TV, que fará transmissões gratuitas em sua plataforma.
No entanto, as partidas do Atlético-MG e do América-MG poderão ser vistas no SporTV ou Premiere, serviço de Pay-Per-View da Globo.
Primeira rodada
Terça-feira (25/1)
Caldense x América-MG, às 21h
Quarta-feira (26/1)
Cruzeiro x URT, às 17h
Tombense x Pouso Alegre, às 19h
Vila Nova x Atlético-MG, às 19h
Democrata x Patrocinense, às 20h
Uberlândia x Athletic, às 20h
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.