metropoles.com

Atletas ingleses são alvo de racismo em goleada contra Bulgária

Terry Mings e Raheem Sterling foram os principais alvos das manifestações, que incluíram saudações nazistas e sons de macacos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nick Potts/PA Images via Getty Images
Bulgaria v England – UEFA Euro 2020 Qualifying – Group A – Vasil Levski National Stadium
1 de 1 Bulgaria v England – UEFA Euro 2020 Qualifying – Group A – Vasil Levski National Stadium - Foto: Nick Potts/PA Images via Getty Images

A seleção inglesa conseguiu uma bela vitória por 6 x 0 contra a Bulgária, em Sofia, na tarde desta segunda (14/10/2019). Fora de campo, no entanto, o cenário não foi nada belo. A partida teve que ser interrompida duas vezes devido a manifestações racistas e gestos nazistas da torcida búlgara.

Um dos principais alvos das manifestações foi o defensor Tyrone Mings. Ao ouvir sons imitando macacos e com alguns torcedores fazendo a saudação nazista, o atleta do Aston Villa fez uma reclamação ao árbitro assistente aos 28 minutos do 1º tempo. O capitão Harry Kane reforçou a queixa com o árbitro Ivan Bebek, que parou o jogo por seis minutos.

Um aviso circulou pelos alto-falantes do estádio: “Devido ao comportamento racista, o árbitro indicou a possibilidade de suspender o jogo. Racismo nos estádios não será tolerado. Não tenham dúvidas de que o jogo será suspenso e cancelado se esse comportamento continuar”.

O jogo continuou, porém, antes do intervalo, ele foi parado novamente, por cerca de dois minutos. Alguns torcedores foram ordenados a abandonar o estádio.

Ivelin Popov, capitão da Bulgária, reclamou com seus próprios torcedores sobre o comportamento deles, o que rendeu elogios de Marcus Rashford.

Pós-jogo
A Federação Inglesa, após a partida, divulgou um comunicado sobre o incidente. “A FA confirma que os jogadores ingleses foram vítimas de cantos racistas durante a partida das Eliminatórias da Eurocopa 2020 contra a Bulgária. Isso é inaceitável em qualquer nível do jogo e nosso foco imediato é dar apoio aos jogadores envolvidos”, dizia a nota.

“Como tristemente sabemos, não é a primeira vez que nossos jogadores são vítimas deste tipo de abuso. Não há lugar para esse tipo de comportamento na nossa sociedade e no futebol. Nós faremos um pedido à Uefa que investigue o incidente com urgência”, finalizou o comunicado.

A Uefa, até o momento, não se manifestou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?