Arsenal x Tottenham: gigantes de Londres lutam para manter relevância na Europa
Esses dois times londrinos têm tradição na Premier League e no futebol europeu, mas estão passando por dificuldades nesta temporada
atualizado
Compartilhar notícia
O clássico deste domingo (26/9) entre Arsenal x Tottenham marca o encontro de grandes rivais da Inglaterra, de Londres, que têm tradição na Premier League e no futebol europeu, mas estão passando por dificuldades neste início de temporada. O Spurs aparecem em 10º na tabela, enquanto os Gunners estão mais abaixo, em 13º.
Este é o pior começo de campanha da história do Arsenal. Além do desempenho ruim nos primeiros jogos da liga nacional, a equipe não está disputando uma competição internacional — Champions e Europa League — pela primeira vez desde a temporada 1995/96 e isso machuca o torcedor. Ainda mais se olhar o quanto o clube investiu para voltar a jogar um futebol de qualidade.
Segundo o Transfermarkt, os Gunners foram os que mais gastaram com reforços em 2021/22. Ao todo, 165,60 milhões de euros (R$ 1.035,46 bilhão) para contratar nomes como Ben White, Martin Odegaard, Aaron Ramsdale, Takehiro Tomiyasu, Albert Lokonga e Nuno Tavares. Todo esse esforço, no entanto, não está surtindo efeito dentro de campo.
Os comandados de Mikel Arteta tem duas vitórias e três derrotas no Campeonato Inglês e estão na metade debaixo da tabela.
Mais consciente e pouco ativo na janela de transferência, o Tottenham focou em manter Harry Kane no time, mas o atacante não está retribuindo em campo a dedicação do clube. Artilheiro na temporada passada, Kane ainda não balançou as redes na Premier League e fez apenas três gols em sete jogos disputados.
O trabalho de Nuno Espírito Santo sob o comando do Galo também não está fazendo os olhos dos torcedores brilharem. O jornal britânico The Sun adjetiva o treinador como sendo “cuidadoso demais”, algo que não encaixa no time, cujo lema é “ousar é fazer”.
O Spurs tem mais triunfos do que tropeços na liga — três contra apenas dois —, mas as recentes derrotas diante do Crystal Palace e Chelsea, pelo mesmo sonoro placar de 3 x 0, fez o time perder 100% de aproveitamento e cair de 1º para 7º.
A quantidade de títulos nas prateleiras não esconde o tamanho deles e o que significam para o futebol mundial. O Arsenal ostenta 45 títulos nacionais e o Tottenham tem 24 (apesar do longo jejum), além de duas Europa League e uma Recopa Europeia. O sinal de alerta está ligado desde cedo, mas dá tempo desses gigantes darem a volta por cima. A bola rola às 12h30 deste domingo, no Emirates Stadium.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.