Arsenal tem sala sensorial em estádio para torcedores com autismo
Iniciativa foi criada em 2015 no Sunderland e outros clubes de vários países aderiram à ideia, que também estará presente na Copa de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O futebol também é inclusão. Pensando nisso, o Arsenal criou uma sala sensorial no Emirates Stadium para que torcedores autistas possam acompanhar às partidas dos Gunners.
A ideia foi aprovada como louvor nas redes sociais e um torcedor compartilhou a experiência que viveu com seu filho autista no estádio do time inglês.
O torcedor contou que seu filho pediu para ir ao estádio, mas quando chegaram no Emirates, a criança se assustou com o barulho gerado por cerca de 50 mil pessoas. O pai já estava se dirigindo para fora do estádio no intervalo da partida quando foi abordado por um staff do clube inglês, que os levou para uma sala nas dependências da arena.
Last night I took my son to Arsenal for his first match. He was buzzing all day for it. I wasn’t sure if it he’d ever go as he has autism. Once we were in the ground he struggled with about 50,000 people shouting and was having a hard time. Halfway through the 1st half >
— Dave (@TheresYourDC) October 27, 2021
Para surpresa dos dois, a funcionária do estádio os levou para a sala sensorial, e lá, pai e filho puderam acompanhar o restante da partida, transformando a experiência em “uma grande recordação”, como relata o torcedor.
Ideia
Chamada de The Shippey Campaign, a iniciativa foi criada por um casal inglês fã de futebol e com três filhos autistas. Kate e Peter Shippey tentaram implementar a ideia com o Sunderland, após um de seus filhos desenvolver uma grande afeição pelo futebol, mas não conseguir acompanhar as partidas com os demais torcedores.
— The Shippey Campaign (@shippeycampaign) October 27, 2021
Depois de muito apelo popular e muitas conversas com o clube, a sala foi instalada no estádio do Sunderland na temporada 2015/16. A sala passou a abrigar crianças e adultos autistas torcedores do clube e o projeto não parou por aí.
Outros clubes de outros países adotaram a ideia e implementaram o espaço em seus estádios. Times como Rangers (Escócia) e outras equipes inglesas como West Bromwich, Watford e Southampton também compraram a ideia.
E em 2017, o Arsenal, um dos gigantes da Premier League, inaugurou sua sala sensorial. Everton e Liverpool vieram logo a seguir. A campanha também deve estar presente na Copa do Mundo de 2022, no Catar, com uma sala instalada no Khalifa International Stadium.