metropoles.com

Argentinos e PSG: uma história de sucesso, gols, títulos e alegrias

Em toda a história, Messi é o 17º jogador nascido na Argentina a vestir a camisa do PSG

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Lima especial para o Metrópoles
Argentina e PSG
1 de 1 Argentina e PSG - Foto: Gabriel Lima especial para o Metrópoles

A história de Lionel Messi e Paris Saint Germain está apenas no início, é verdade. Porém, os franceses tem uma vasta história com jogadores argentinos. O recordista em bolas de ouro será o 17º hermano a vestir a camisa dos parisienses, atrás somente atrás do Brasil, que já foi representado 32 vezes. E a caminhada para se tornar o melhor jogador de seu país na agremiação será muito árdua.

A união entre a nação e a equipe começou há muito tempo atrás, mais especificamente em 1977, com o atacante Carlos Bianchi. De lá para cá, muitos atletas da Argentina marcaram presença e fizeram história no clube. Nomes bem conhecidos, como Marcelo Gallardo, atual técnico do River Plate, Juan Pablo Sorín, que vestiu, por muitos anos, a camisa do Cruzeiro, e Pochettino, o atual técnico do PSG.

Os maiores argentinos da história do Paris, pelo menos em estatísticas, são recentes. Pastore, Lavezzi e Di María acumulam muitos títulos, gols e assistências e estão em outro patamar em relação aos demais jogadores da mesma nação que passaram por lá.

Ambos já participaram da nova era do PSG, comprado pelo xeque Nasser Al-Khelaifi, em 2011. Talvez por isso a fase deles tenha sido tão boa.

Em quesito de jogos, é Pastore quem comanda, mas, ao que tudo indica, ele será ultrapassado ainda no início da temporada. O jogador, atuou durante sete temporadas, entrou em campo em 269 oportunidades, cinco a mais que Di María, que vai para o seu oitavo ano.

É o camisa onze, inclusive, que lidera em assistências e gols. Ele anotou 110 passes para seus companheiros marcarem e balançou as redes em 88 oportunidades, o oitavo na história do clube. Esse último número, inclusive, é maior do que o de Neymar, que tem 87 tentos.

Em questão de títulos, quem fica na frente continua sendo Pastore. O atual jogador da Roma, da Itália, levantou 18 canecos, sendo 5 Campeonatos Franceses, 5 Copas da Liga Francesa, 4 Supercopas da França e 4 Copas da França. Um a mais do que “Di Magia”.

Lionel Messi assinou por dois anos, com a possibilidade de renovar por mais um. Se “La Pulga” continuar com o seu alto rendimento dentro de campo, ele pode figurar no topo desta lista. Porém, só o tempo dirá.

Hoje, o camisa 30 terá a companhia de vários argentinos no elenco. Além de Di Maria, dentro de campo ainda estarão Icardi e Leandro Paredes. No banco, Pochettino comanda o time e tem uma comissão técnica recheada de sua nacionalidade.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?