Árbitro italiano é suspenso por explicar decisões de jogo no TikTok
Alessandro Iuliano foi suspenso por 18 meses por usar TikTok para explicar decisões de campo, o que vai contra o regulamento
atualizado
Compartilhar notícia
O italiano Alessandro Iuliano, árbitro de 23 anos, foi suspenso pela AIA (Associação Italiana de Árbitros) por 18 meses após publicar vídeos no TikTok comentando decisões de jogos tomadas por outros árbitros no Campeonato Italiano.
A suspensão aconteceu pois o regulamento da AIA informa que os juízes são proibidos de comentarem decisões de arbitragem sem autorização, e também não podem dar detalhes técnicos sobre a entidade.
Alessandro Iuliano, conhecido nas redes sociais como “Arbitrino”, usa a internet para publicar vídeos mostrando para o público como é o dia a dia de um árbitro. Treinando para a função desde 2016, o italiano apita jogos de divisões inferiores no país, onde teve sua promoção interrompida devido a pandemia.
Vale lembrar que, em maio de 2022, o Arbitrino havia sido punido por cinco meses. No entanto, após renovar o regulamento, a AIA optou por renovar a suspensão por 18 meses, fazendo com que Alessandro Iuliano só volte a apitar em 2024.
Sem raiva
Ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o juiz afirmou que não sente raiva da Associação Italiana de Árbitros, pois a pena é prevista no regulamento no qual ele não tinha conhecimento. Além disso, Iuliano ainda destacou a importância da internet atualmente.
“Resolvi contar o que está acontecendo comigo, porque é certo que todo mundo saiba como está estruturado o mundo dos árbitros. Hoje as redes sociais são fundamentais, a AIA poderia explorá-los para conversar com os torcedores. Ainda existe uma barreira entre os torcedores e os árbitros, que com a internet pode finalmente ser derrubada”, disse Alessandro Iuliano.