metropoles.com

Árbitro de eliminação do Corinthians precisou de escolta policial

Dirigentes e seguranças partiram para cima do trio de arbitragem argentino Néstor Pitana após o apito final

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Miguel Schincariol/Getty Images
Corinthians v Guarani PAR – Copa CONMEBOL Libertadores 2020 Qualifications
1 de 1 Corinthians v Guarani PAR – Copa CONMEBOL Libertadores 2020 Qualifications - Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

Principal alvo dos jogadores e da comissão técnica do Corinthians após a eliminação do time na segunda fase preliminar da Copa Libertadores para o Guaraní, do Paraguai, apesar da vitória por 2 x 1, o árbitro Néstor Pitana teve de ser protegido por policiais militares no túnel de acesso ao gramado da Arena Corinthians após a partida. Dirigentes e seguranças partiram para cima do trio de arbitragem argentino após o apito final. Responsável por comandar a final da Copa do Mundo de 2018, o juiz também estava nas últimas quatro eliminações corintianas da principal competição sul-americana.

As principais reclamações por parte do time alvinegro se deram pela falta de critério em vários lances, com destaque para a infração que originou o gol da equipe paraguaia. “O Pedrinho escorregou e fez a falta, o árbitro entendeu que era amarelo. No segundo lance ele foi dar uma bicicleta, estava de costas, mas o atleta chegou na frente dele. Pelo critério, o juiz deu o cartão”, disse o presidente Andrés Sanchez. “Ainda teve a falta do Gil que não foi falta. O argentino, para variar, se confundiu. O Gil nem encostou no cara. Mas faz parte do futebol”.

O técnico Tiago Nunes foi irônico ao comentar a atuação da arbitragem. “Quero pedir desculpas para a arbitragem brasileira pela crítica que fazemos, ainda mais enfrentando uma arbitragem terrível como a de hoje (quarta-feira) do Néstor. Um cara experiente no futebol, sabe levar um jogo da maneira que deseja. Foi determinante. Importante lembrar que vencemos, criamos para tal, jogamos com um a menos”.

Histórico de expulsões
Néstor Pitana é um personagem recorrente nas últimas eliminações do Corinthians. Em 2015, contra o mesmo Guaraní, Fábio Santos e Jadson foram expulsos no duelo na Arena Corinthians, que terminou 1 x 0 para o time adversário. Os lances não foram questionados na época. Curiosamente, o autor do gol foi o mesmo Fernando Fernández, carrasco nesta quarta-feira (12/02/2020) ao marcar de falta. Como já havia perdido no Paraguai por 2 x 0, o então time comando por Tite na ocasião acabou se despedindo da competição nas oitavas de final

No ano seguinte, a vida de Pitana foi movimentada em Corinthians x Nacional-URU. O árbitro distribuiu sete cartões amarelos e um vermelho (para o lateral-direito Fagner) no empate por 2 x 2, em São Paulo. Além disso, ainda marcou duas penalidades para a equipe do Corinthians – uma foi desperdiçada por André e a outra convertida por Marquinhos Gabriel. Como o primeiro jogo, no Uruguai, terminou 0 x 0, os rivais garantiram a classificação para as quartas de final pelo critério de gols fora de casa.

Já em 2018, nova desclassificação na fase de oitavas de final do Corinthians com Pitana em campo. E com nova expulsão. Danilo Avelar levou cartão vermelho direto nos minutos finais da partida contra o Colo-Colo após dividida na área. Assim como em 2020, o time paulista venceu a partida por 2 x 1, mas acabou caindo pelo critério do gol marcado fora de casa. Na ida, os chilenos venceram em casa por 1 x 0. Na primeira etapa, Pitana marcou um pênalti para o Corinthians, convertido por Jadson.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?