metropoles.com

Aqueles 16%: Flamengo tem chance de ser campeão contra o Grêmio

Matemáticos da FGV EMAp apontam probabilidade baixa do time carioca levantar o troféu já no domingo. Vasco também está no caminho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge-Jesus-com-Zico
1 de 1 Jorge-Jesus-com-Zico - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Campeonato Brasileiro 2019 termina apenas em 8 de dezembro, mas o campeão já pode ser conhecido no próximo fim de semana. De acordo com o modelo matemático da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), as chances de isso ocorrer no duelo entre Grêmio e Flamengo, no domingo (17/11/2019), são de 16%.

Para dar a volta olímpica no domingo, o time precisa bater o Vasco, nesta quarta (13/11/2019), e o Grêmio, domingo. Além disso, torcer para o vice-líder Palmeiras não vencer o Bahia — os paulistas podem perder ou empatar para os cariocas garantirem o título.

A probabilidade de o Flamengo confirmar o título do Brasileirão no fim de semana seguinte é um pouco mais animadora para os flamenguistas. Caso o Alviverde não tropece contra o Bahia, o Rubro-Negro pode ser campeão na próxima rodada. Para isso, o Grêmio precisa arrancar ponto do Palmeiras no confronto pela 34ª Rodada. As 100 mil simulações dos matemáticos da FGV indicam as chances de isso acontecer são de 14%.

“Isso significa que as chances de a torcida rubro-negra comemorar o título brasileiro até o final de semana em que disputa a final da Libertadores são de 30%. Há, portanto, uma boa chance de os flamenguistas comemorarem dois títulos importantes no mesmo final de semana”, destaca o analista do Esporte em Números da FGV EMAp, Antonio Neto.

Caso isso aconteça, o Flamengo irá se juntar também ao panteão dos clubes que conseguiram se sagrar campeões brasileiros com mais rodadas de antecedência (quatro rodadas), hoje formado pelo São Paulo (2007) e o Cruzeiro (2013). “Caso não aconteça, no entanto, o título não deve demorar muito para ser confirmado. As chances de o Flamengo na quarta-feira seguinte, em pleno Maracanã, contra o Ceará são de 51% – o que eleva as chances agregadas de o clube carioca comemorar o título até lá para 81%”, diz Antonio Neto.

Rebaixamento
O modelo probabilístico da FGV EMAp aponta que três clubes estão praticamente rebaixados: Chapecoense, Avaí e CSA. Para a quarta vaga restante, Fluminense e Botafogo estão entre os clubes mais ameaçados com, respectivamente, 34,4% e 19,3%. Os outros candidatos ao rebaixamento são o Cruzeiro e o Ceará com 28,5% e 14,5%. “As chances de o Vasco cair são de apenas 0,08%. Já as chances de pelo menos um dos outros cariocas caírem, seja ele o Fluminense ou o Botafogo, são superiores à 40%”, revela Antonio Neto.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?