App de futebol criado no DF faz amadores “virarem profissionais”
Entrevistas, gols, dribles e o scout de cada atleta são registrados e atualizados logo após as partidas
atualizado
Compartilhar notícia
Dar entrevista, ter os dribles e gols filmados e ainda figurar na seleção da rodada costuma ser uma rotina particular dos jogadores profissionais de futebol. Três moradores de Brasília, porém, têm proporcionado uma sensação parecida a atletas amadores da capital. João Ebling, 30 anos, Ramay Nunes, 30 e Luis Flávio Rocha, 40, lançaram o aplicativo Bora Soluções Esportivas, em 2018, e desde então levam essa experiência diferente a pelo menos 10 mil pessoas.
Presente em mais de 61 campeonatos e espalhado por 11 clubes ao longo do Distrito Federal, o aplicativo eleva o jogador amador a tratamento de profissional, inclusive com direito a resenhas divertidas. Um repórter fica responsável por escrever um texto descontraído de cada partida da competição, com imagens e vídeos.
A vivência nesse universo de “jogador profissional” traz experiências únicas. Uma prova disso é a entrevista pós-jogo com o goleiro Samuel, do Trayras B, em campeonato no clube AABB. O jogador veterano chega a chorar ao lembrar das defessas praticadas no jogo e ser reconhecido por isso.
Em 2019, o Bora Soluções Esportivas esteve em clubes como AABB, ASBAC, Clube da OAB, Vizinhança, APCEF, entre outros. Um diferencial para o atleta amador cadastrado no app é poder acompanhar sempre que quiser o próprio desempenho em cada campeonato. Sempre com a foto registrada, o jogador tem acesso a quantos gols marcou, quantas partidas disputou e até quantos cartões recebeu.
A proposta do trio brasiliense ao criar o aplicativo foi unir tecnologia, comunicação e esporte, afinidade comum a Luis (analista de sistemas), João (jornalista) e Ramay (empresário).
“A ideia surgiu da prática. O Ramay e eu jogamos muitos dos campeonatos que hoje cobrimos e sentimos a necessidade de melhor organização dos torneios. Pensamos em fazer um aplicativo, com as informações do campeonato e com cobertura jornalística, que é nosso grande diferencial. Aí entra o terceiro sócio, Luis, que comprou a ideia e topou desenvolver o aplicativo”, explica João.
Além de todo o ambiente de futebol profissional criado, o App possui foto individual de todos os jogadores, regulamento do campeonato, súmulas das partidas e suspensões.