metropoles.com

Após suspensão, MP confirma duas torcidas no jogo Goiás e Corinthians

Partida que seria no último sábado (154/10) acabou suspensa após impasse com relação a presença da torcida corintiana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
João Sérgio Araújo /Assessoria de Comunicação Social do MPGO
Reunião no MP de Goiás
1 de 1 Reunião no MP de Goiás - Foto: João Sérgio Araújo /Assessoria de Comunicação Social do MPGO

Um acordo assinado nesta terça-feira (18/10) no Ministério Público de Goiás (MPGO) definiu medidas de segurança para garantir a realização do duelo entre Goiás e Corinthians, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a presença das duas torcidas, ainda sem data definida.

O jogo estava marcado para o último sábado (15/10), mas não foi disputado porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou o adiamento como resposta à decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) de proibir a entrada de torcedores corintianos no Estádio da Serrinha.

O documento foi assinado em reunião coordenada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno. Estiveram presentes o coordenador do Grupo de Atuação em Grandes Eventos de Futebol (GFUT), Diego Osório da Silva Cordeiro, o presidente do Goiás Esporte Clube, Paulo Rogerio Carvalho Pinheiro, e integrantes do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) da Polícia Militar de Goiás e da Federação Goiana de Futebol (FGF).

“Este é um exemplo de como o Ministério Público pode atuar de forma eficaz por meio de uma articulação extrajudicial com os envolvidos, visando a garantir, de forma célere, o direito dos cidadãos ao lazer, no caso em questão, assistir ao jogo do seu clube do coração”, afirmou a subprocuradora sobre a decisão.

O acordo envolve quatro compromissos acatados pelas partes envolvidas. O Bepe deu garantia de escolta às torcidas organizadas do Corinthians, e o Goiás exigirá que os torcedores de ambos os clubes realizem cadastramento facial no site www ingresso.goiasec.com.br. para terem acesso à compra de ingressos. Será vendida apenas uma entrada por CPF e ninguém poderá entrar no estádio sem a dupla validação (ingresso e reconhecimento facial).

Além disso, o Goiás encaminhará ao Bepe, 24 horas antes da partida, a relação de todos os torcedores do Corinthians que realizarem o cadastro e comprarem ingresso. Outra medida será o isolamento da área ao redor do estádio, seis horas antes, para circulação apenas de torcedores a caminho do jogo. “Agora, com este acordo e com a implementação de medidas de segurança, sobretudo a identificação facial, é menor a possibilidade de briga entre as torcidas, conforme observado pelos próprios integrantes do Bepe durante a reunião.”, comentou Osório.

O caso

O motivo de todo o imbróglio do último final de semana foi o encontro entre as equipes no primeiro turno do Brasileirão deste ano, no dia 19 de junho, quando organizadas corintianas e esmeraldinas entraram em confronto na Marginal Tietê, em São Paulo, utilizando fogos de artifício e barras de ferro e madeira A briga deixou feridos e gerou 17 detenções.

Por causa do episódio, o MPGO atendeu a um pedido do Bepe, que alegou risco à segurança dos torcedores, e recomendou que a partida de reencontro entre os times no segundo turno fosse disputada com torcida apenas do time da casa. A recomendação foi acatada pela CBF, mas o Corinthians acionou o STJD e conseguiu a liberação para seus torcedores assistirem ao jogo no Estádio da Serrinha.

Com a entrada liberada, caravanas com torcedores alvinegros saíram de São Paulo ainda na manhã de sábado, pouco antes de uma nova decisão vir à tona. O MPGO recorreu ao Tribunal de Justiça e conseguiu que a determinação de torcida única fosse restabelecida. Diante do impasse, o STJD adiou o duelo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?