Após Superliga, Uefa oficializa novo formato da Champions League; veja
O anúncio surge como resposta à criação da polêmica competição composta por 12 grandes clubes europeus, divulgada no domingo (18/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O Comité Executivo da UEFA aprovou nesta segunda-feira (19/4) um novo formato para a Champions League, a partir da temporada 2024/25.
O anúncio surge como resposta à criação da polêmica Superliga europeia, composta por 12 grandes clubes europeus, divulgada no domingo (18/4). “As alterações feitas visam garantir o futuro positivo do futebol europeu em todos os níveis e atender às necessidades de todas as partes interessadas”, diz a nota da Uefa.
O presidente da entidade máxima do futebol europeu, Aleksander Čeferin, destaca que o novo formato, agora com 36 clubes em vez de 32, manterá o princípio de que o desempenho em competições nacionais será a chave para a qualificação para a Champions.
As principais mudanças no regulamento
- O número de participantes salta de 32 para 36 clubes
- Sai a fase de grupos tradicional para uma única fase da liga, incluindo todas as equipes participantes. Cada clube terá garantido um mínimo de 10 jogos contra 10 adversários diferentes (cinco jogos em casa, cinco fora) em vez dos seis jogos anteriores contra três equipes (dentro e fora).
- Os oito melhores times se classificam automaticamente para a fase de mata-mata, enquanto os times que terminarem entre o nono e o 24º lugar irão competir em um play-off com jogos de ida e volta para garantir sua passagem para as oitavas de final da competição.
- A qualificação para a Champions League continuará a ser conquistada através do desempenho de uma equipe em competições nacionais.