metropoles.com

Após queda do Brasil, Copa vai para a Europa pela quarta vez seguida

Uma semifinal já está garantida: França x Bélgica. Neste sábado (7/7), Rússia, Croácia, Inglaterra e Suécia vão definir outro lado da chave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexander Hassenstein/Getty Images
Uruguay v France: Quarter Final – 2018 FIFA World Cup Russia
1 de 1 Uruguay v France: Quarter Final – 2018 FIFA World Cup Russia - Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

O maior domínio europeu na história das Copas do Mundo será estendido. A Europa nunca havia ganhado três títulos do torneio em sequência como conseguiu em 2006, 2010 e 2014. E, com as eliminações de Brasil e Uruguai nas quartas de final do Mundial da Rússia, nesta sexta-feira (6/7), contra França e Bélgica, a taça continuará no Velho Continente.

Antes da atual sequência, os europeus haviam vencido apenas duas Copas em sequência, em 1934 e 1938, com o bicampeonato da Itália. Depois disso, uma conquista europeia sempre foi sucedida por uma de Brasil, Argentina ou Uruguai.

Por sua vez, os sul-americanos conseguiram apenas uma sequência de mais de um título, também o bicampeonato de uma única seleção: o do Brasil, nas Copas de 1958 e 1962. O título nunca foi para outro continente.

Além de Brasil e Uruguai, a América do Sul teve Colômbia, Peru e Argentina como representantes na Rússia. A principal decepção foi o Peru, que não conseguiu passar da primeira fase, apesar dos bons jogos. A Argentina sofreu para passar da primeira fase e caiu para a França nas oitavas, enquanto a Colômbia fez um jogo duríssimo com a Inglaterra na mesma fase, mas foi eliminada nos pênaltis.

Em relação os outros continentes, nenhuma equipe africana avançou para o mata-mata e o único asiático que chegou a essa fase, o Japão, acabou caindo para a Bélgica após abrir 2 x 0 e tomar a virada.

De um lado da chave, França e Bélgica se garantiram na semifinal ao eliminar as equipes sul-americanas – a semifinal será na próxima terça (10). Do outro lado, a Croácia enfrenta a Rússia e a Inglaterra encara a Suécia. A decisão do finalista entre esses será na quarta (11). Desta maneira, fatalmente o título será de uma equipe da Uefa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?