metropoles.com

Após problemas, Brasília perde Fla x Flu para Cariacica (ES)

Empresa responsável pela organização da partida alega que alto custo e excesso de cortesias no Mané Garrincha motivaram a troca de estádio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Apagão Mané Garrincha
1 de 1 Apagão Mané Garrincha - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Mané Garrincha perdeu para o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), a partida entre Fluminense x Flamengo, pela 6ª rodada do Campeonato Carioca, no domingo (2/4). A troca foi confirmada nesta segunda-feira (27/3) pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ). A arena brasiliense estava reservada, mas acabou preterida por uma série de fatores.

A R7, empresa de eventos e responsável pelo jogo, diz que o alto custo em Brasília e o excesso de cortesias foram os principais motivos para a troca de palco. A explicação foi dada pelo ex-jogador de Flamengo e Fluminense e proprietário da R7, Roniéliton Pereira Santos, o Roni.

Tivemos um problema de cortesias no geral. A demanda é grande por ser a capital. Em Cariacica, a expectativa é de casa cheia e com um ingresso mais caro. Só de cortesias em Brasília tivemos um prejuízo de R$ 120 mil nas vendas

Roniéliton Pereira Santos, o Roni, dono da R7, organizadora do evento

Roni alega também uma decepção com o público. Ele esperava que o Mané recebesse 40 mil pessoas no último jogo do Carioca, realizado na arena brasiliense no domingo (26). O empate em 2 x 2 entre Flamengo e Vasco foi visto por 28.071 pagantes. Fato que o faz repensar sobre continuar trazendo jogos para a capital. “Vamos ver”, despista.

Em 2017, o Mané Garrincha recebeu 12 jogos, sendo 10 do Candangão, um da Copa Primeira Liga e o de domingo, entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca. Com o veto da Confederação Brasileira de Futebol, o estádio não poderá sediar partidas da Série A do Brasileirão, o que tende a diminuir bruscamente o número de jogos na arena.

Problemas estruturais
A partida entre Flamengo e Vasco foi organizada pela Carioca Eventos em parceria com a R7. O estádio apresentou problemas durante o Clássico dos Milhões, incluindo um apagão que durou nove minutos e a retenção no acesso de torcedores e jornalistas à arena.

“O Mané Garrincha tem algumas peculiaridades. Ele não tem inventário, então tem que locar até cadeiras às vezes. Temos a questão das catracas também, que muitas vezes não funcionam. Várias delas não estavam liberadas e tivemos problema com o código de barras. Parte dos torcedores deixa para chegar em cima da hora também. É um problema no comportamento”, explica Fernanda Pereira, proprietária da Carioca Eventos.

Questionada sobre os problemas de energia, Fernanda disse que a empresa cumpriu o que foi pedido pela administradora da arena. “Foi solicitada a contratação de quatro técnicos. O estádio está sem no break, mas tem gerador. A contratação dos técnicos foi para eventuais problemas.”

Resposta do Governo do Distrito Federal
Administradora do estádio, a Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal garante que tem pedido aos organizadores das partidas que contratem técnicos para monitorar o sistema elétrico desde o incidente com os no breaks, em dezembro de 2016.  Até agora, a SeTur não sabe o que provocou o apagão. Garante que o episódio está sendo apurado. De acordo com a pasta, o Mané Garrincha dispõe de quatro geradores.

Sobre o problema com o acesso de jornalistas e torcedores ao estádio, a SeTur informou que isso ocorreu pela proximidade dos portões “T”, destinado aos profissionais de imprensa, e “S”, onde entrou a torcida organizada do Vasco.

De acordo com a SeTur, a segurança interna verificou a possibilidade do uso do portão “T” pela torcida organizada. “Para não haver maiores problemas, o mesmo foi fechado temporariamente”, destacou a secretaria.

O portão ficou trancado por 1h30 e um grande número de jornalistas só conseguiu entrar no estádio a 40 minutos da partida, que teve início às 18h30. Por conta do problema, a distribuição dos portões externos será revista.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?