Após confirmar Flamengo hexa, CBF opina: “Merecedor de hepta”
A entidade máxima do futebol brasileiro recuou em comunicado e, com nova nota, espera reduzir ruído com o time carioca
atualizado
Compartilhar notícia
Horas depois de confirmar o Flamengo como hexacampeão brasileiro ao conquistar o título antecipado em 2019 – em respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) –, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez um ajuste em sua nota oficial e opinou: “A CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro”, informou a entidade, em nota enviada ao portal UOL.
O novo entendimento da CBF vai de encontro ao que havia afirmado anteriormente. “A questão extrapola o entendimento da CBF. Após longa discussão judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o Sport Club do Recife é o único Campeão Brasileiro de 1987, ao contrário do que chegou a propor a CBF, em 2011, que considerava os dois clubes campeões daquele ano. Assim, em respeito à decisão do Poder Judiciário e do ponto de vista legal, não há alternativa à CBF senão reconhecer o Clube de Regatas do Flamengo como hexacampeão brasileiro”, respondeu a CBF.
Horas depois, a nova nota afirma: “A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro.”
A postura da CBF visa reduzir qualquer atrito com a diretoria e torcida do Flamengo, atual campeão do Campeonato Brasileiro e também da Copa Libertadores.
Ainda na segunda-feira (25/11/2019), o presidente do Sport, , afirmou que iria à Justiça contra o Flamengo pelo uso do termo “heptacampeão”. De acordo com o mandatário do time pernambucano, a decisão do STF é clara em relação ao Sport como único campeão brasileiro de 1987.