Após ano marcado por decisões, Choque-Rei apresenta momentos opostos
Enquanto Verdão mira a parte mais alta da tabela e sonha com o Tri da Libertadores, Tricolor luta contra parte mais baixa da tabela
atualizado
Compartilhar notícia
Um clássico regional já contém por si só elementos suficientes em sua história para que todo jogo ganhe uma trama especial. No entanto, se você adicionar uma série de decisões recentes a temperatura pode subir ainda mais. Nesta quarta-feira (17/11), Palmeiras e São Paulo se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro após um ano repleto de encontros decisivos e vivendo momentos completamente distintos.
Paulista valendo taça
A saga de confrontos entre os dois times, como de costume, iniciou no Campeonato Paulista desse ano. No primeiro confronto, ainda na primeira fase do torneio, vitória do Tricolor por 1 x 0. Quis o destino que as equipes voltassem a ficar frente a frente, só que nas finais do campeonato.
Sem um título desde 2012 e sem um paulista há 16 anos, o Tricolor do Morumbi encarou a decisão como uma das mais importantes da sua história. Recém campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Palmeiras chegou em um clima protocolar, algo habitual.
Deu São Paulo com uma vitória no jogo de volta por 2 x 0, tirando um peso que incomodava a diretoria e torcida tricolor.
O título, no entanto, pareceu custar caro ao clube do Morumbi para a sequência da temporada. O time passou a conviver com uma rotina de desfalques por conta das questões físicas.
Duelo na Liberta
Pouco tempo depois, os dois times voltaram a se encontrar, só que em um torneio muito mais importante para os dois. A Libertadores. Pelo chaveamento, os dois times acabaram se encontrando nas quartas de final do torneio continental. Após um empate em 1 x 1 no jogo de ida no Morumbi, o Verdão não quis saber de conversa e atropelou o rival no jogo da volta por 3 x 0.
A partir daí, a equipe são-paulina pareceu sofrer um duro golpe na temporada, enquanto o Verdão conseguiu manter um ritmo bom, mesmo oscilando em suas apresentações. A equipe alviverde se manteve na briga e aguarda o dia 27 para ver se alcança o Tricolor Paulista no número de títulos, na final contra o Flamengo.
Opostos no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, as duas equipes apresentaram campanhas opostas e isso é claramente refletido na situação em que as duas se encontram neste momento. De um lado, o Palmeiras ainda sonha com o título do Brasileiro e encaminha uma vaga na Libertadores do ano que vem. Com 58 pontos, a equipe de Abel Ferreira ocupa a 3ª colocação na tabela, 13 pontos atrás do líder Atlético-MG.
O São Paulo, no entanto, entra em uma briga que não corresponde com sua grandeza e sua tradição. Na 15ª colocação, a equipe está apenas com dois pontos a mais que o Juventude, primeiro no Z4.
Depois de um ano de tantas decisões entre as duas equipes, o jogo do returno entre as duas pode sacramentar situações completamente distintas que envolvem permanência na série A de um lado e chance de briga pelo título do outro.
As duas equipes se enfrentam às 20h30, no Allianz Parque.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.