Após 7 anos, Botafogo pode voltar a ser campeão nacional
Glorioso pode se consagrar campeão da Série B pela segunda vez em sua história, veja o que a equipe precisa para garantir a taça
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma queda dolorida em 2020, terminando o Campeonato Brasileiro na lanterna e sendo rebaixado com quatro rodadas de antecedência, o Botafogo pode voltar a Série A com moral. Para que isso ocorra, o Fogão precisa derrotar o Operário no estádio Nilton Santos na noite desta segunda-feira (15/11), em partida válida pela 36ª rodada do campeonato. Desta forma, o time garante o acesso para a elite do futebol no ano que vem sem precisar de nenhuma combinação de resultados.
Será necessário, no entanto, um esforço maior para que o título chegue nas mã0s da equipe carioca. A vitória do Coritiba neste domingo (14/11) colocou a equipe paranaense na liderança momentânea da 2ª divisão do Brasileiro com 64 pontos, um a mais do que a equipe carioca.
Agora, é fundamental que o Glorioso vença as disputas contra o Operário, Brasil de Pelotas, em partida marcada para o próximo domingo (21/11) e o Guarani na última rodada. Em caso de tropeço, os botafoguenses terão que torcer para ao menos uma derrota do Coxa, que ainda terá o CSA e a Ponte Preta pela frente.
Essa pode ser a segunda vez na história do Botafogo que a equipe conquista a 2ª divisão do futebol nacional. Anteriormente, o Glorioso havia garantido a taça no ano de 2015, na sua segunda luta pelo acesso. No entanto, a possível conquista deste ano pode trazer um elemento de confiança aos torcedores e diretoria, para que a permanência em 2022 não se torne uma missão sacrificante.
Se sair campeão, o Glorioso levará em sua história um dos títulos de série B mais concorridos da história. Vale lembrar que nesta edição estiveram na disputa equipes tradicionais e de peso no cenário do futebol nacional, como Vasco, Cruzeiro, Coritiba (2º colocado na tabela), Goiás (na 4ª posição), Guarani, entre outras.
Por mais que o momento desses times não seja de auge, vencer a disputa apresentando uma consistência no desempenho é de se levar em conta. Além disso, os projetos da diretoria visando uma situação financeira mais estável pode ser uma das chaves para a permanência na elite no próximo ano.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.