Apesar da guerra, Campeonato Ucraniano volta a ser disputado
Os jogos acontecerão repletos de medidas de proteção. Com a presença de militares, os jogos serão disputados com portões fechados ao público
atualizado
Compartilhar notícia
Suspensa desde 24 de fevereiro, quando a Rússia decidiu invadir a Ucrânia, a edição 2022/23 da Premier League da Ucrânia (UPL), voltou a ser disputada nesta terça-feira (23/8). A data coincide com o o Dia Nacional da Bandeira da Ucrânia. Na quarta (24/8), comemora-se a Independência ucraniana.
O jogo que abriu o principal campeonato ucraniano foi entre Shakhtar Donetsk e Metalist, na cidade de Kiev. O jogo acabou em empate de 0 x 0. A última partida da liga havia sido disputada em dezembro do ano passado.
Na próxima quarta-feira (24/8), a guerra na Ucrânia completará 6 meses, e por conta do andamento do confronto a temporada será um pouco diferente do normal. Os jogos acontecerão repletos de medidas de proteção. Com a presença de militares, os jogos serão disputados com portões fechados ao público e existem abrigos antiaéreos nas proximidades dos campos para proteção dos presentes em caso de ataque.
“Os russos fazem guerra contra nós, já a gente joga futebol. Precisamos do esporte e fazemos isso pelos torcedores, mas também por nossos soldados nas frentes de batalha”, disse o presidente da liga de futebol da Ucrânia, Andriy Pavelko.
Ao todo, 16 equipes disputarão a edição desta temporada. Metalist de Kharkiv e o Kryvbas Kryvyi Rih, que jogaram a segunda divisão no ano passado, ocuparam as vagas de Desna Chernihiv e FC Mariupol. Essas duas equipes sofreram diretamente com o conflito, já que tiveram suas cidades e estádios destruídos. Todas as partidas serão disputadas na capital da Ucrânia, Kyev e em duas províncias localizadas na região oeste do país.