Uruguai bate Rússia por 3 x 0 e vai enfrentar Portugal nas oitavas
Com gols de Cavani, Suárez e Cheryshev (contra), uruguaios derrotam anfitriã e confirmam 100% de aproveitamento, com três vitórias
atualizado
Compartilhar notícia
O Uruguai passou sem dificuldades pela anfitriã Rússia, calou o estádio em Samara e garantiu a classificação como líder do Grupo A nesta segunda-feira (25/6). Com gols de Suárez e Cavani, além de um contra de Cheryshev, a seleção sul-americana guardou para o fechamento da primeira fase sua melhor atuação na Copa do Mundo até o momento, fez 3 x 0 e mostrou que pode incomodar os principais candidatos ao título.
Com o resultado, o Uruguai chegou a nove pontos, mantendo os 100% de aproveitamento, e agora espera o segundo colocado do Grupo B para conhecer seu adversário. Já os russos, que precisavam apenas de um empate para confirmar a ponta, pararam nos seis pontos e vão encarar o primeiro lugar da outra chave, que tem Espanha, Portugal e Irã na disputa por duas vagas.
O Uruguai havia batido Egito e Arábia Saudita, ambos por 1 x 0, mas ainda não tinha convencido na Copa do Mundo. Por isso, o técnico Óscar Tabárez decidiu mexer na equipe. Foram quatro mudanças, sendo apenas uma por necessidade: a entrada do zagueiro Coates na vaga de Giménez, lesionado.Os gols saíram rapidamente. Após contra-ataque, houve falta na entrada da área russa. O atacante Luis Suárez marcou, com um chute rasteiro, de falta, aos 10 minutos do primeiro tempo, seu segundo gol na Copa do Mundo e seu gol de número 53 pela seleção uruguaia.
Pouco tempo depois, após novo cruzamento na área, a zaga da Rússia afastou o perigo. A bola sobrou para Laxalt, que chegou batendo da entrada da área. A bola desviou em Cheryshev e matou o goleiro Akinfeev, entrando no canto do gol russo. O árbitro deu gol contra de Cheryshev, na súmula.
Próxima fase
Os russos decepcionaram. Depois de surpreenderem contra árabes e egípcios, voltaram a apresentar o futebol dos últimos meses e pouco incomodaram. Até tentaram sufocar com uma postura ofensiva nos primeiros minutos, mas não finalizaram. Rapidamente, foram dominados pela qualidade e disposição tática dos uruguaios.
O primeiro gol do time sul-americano não tardou a sair. Aos nove minutos, Suárez aproveitou erro da defesa russa, arrancou pela esquerda e tentou o toque para Cavani. Errou, mas Bentancur ficou com a sobra e sofreu falta na meia-lua. O próprio Suárez encheu o pé no canto do goleiro, rasteiro, para abrir o placar.
Não era mesmo o dia dos russos, que ainda viram o adversário dar trabalho para Akinfeev nos últimos minutos. Cristian Rodríguez entrou bem na partida e quase marcou aos 43, parando em defesa do goleiro. Na cobrança de escanteio, Akinfeev fez nova ótima intervenção em tentativa de Godín, mas a sobra ficou com Cavani, que desencantou e selou o resultado.
FICHA TÉCNICA
Uruguai 3 x 0 Rússia
Uruguai
Muslera; Cáceres, Coates, Godín e Laxalt; Vecino, Bentancur (Bentancur), Torreira e Nández (Cristian Rodríguez); Luis Suárez e Cavani.
Técnico: Óscar Tabarez.
Rússia
Akinfeev; Smolnikov, Kutepov, Ignashevich e Kudriashov; Zobnin, Gazinskii (Kuzyaev), Samedov, Miranchuk (Smolov) e Cheryshev (Mário Fernandes); Dzyuba. Técnico: Stanislav Cherchesov.
Técnico: Stanislav Cherchesov.
Árbitro: Malang Diedhiou (Fifa/Senegal).
Gols: Luis Suárez, aos nove, e Cheryshev (contra), aos 22 minutos do primeiro tempo. Cavani, aos 44 minutos do segundo tempo.
Local: Arena Samara, em Samara (Rússia).
Cartões amarelos: Bentancur (Uruguai); Gazinskii (Rússia).
Cartão vermelho: Smolnikov (Rússia)
Público: 41.970 torcedores.