André-Pierre Gignac: conheça o francês artilheiro do Tigres que fará duelo com Weverton
O francês foi responsável pelo título que levou o time ao Mundial de Clubes e autor do gol que classificou os mexicanos à semi da competição
atualizado
Compartilhar notícia
André-Pierre Gignac foi o autor dos gols que classificou o Tigres para a semifinal do Mundial de Clubes e terá pela frente, no próximo domingo (7/2), o grande goleiro do Palmeiras, campeão olímpico pela Seleção Brasileira, Weverton. O Metrópoles apresenta o artilheiro que promete dar muito trabalho à zaga alviverde.
Francês, nascido em Martigues, no Sul da França, tem 35 anos e, com apenas 25 partidas disputadas na atual temporada, 2020/21, já soma 20 gols marcados. Dono da camisa 10 do time mexicano, Gignac começou nas categorias de baste do FC Martigues, passou para a do Lorient e foi lá que estreou como profissional em 2004/05, segundo o oGol.
Emprestado ao Pau FC em 2005/06, o atacante fez oito gols em 18 partidas e foi o início de um casamento feliz e longo entre Gignac e as redes. Na temporada seguinte, de volta ao Lorient, ele fez nove tentos em 39 jogos. Em 2007/08, transferiu-se ao Toulouse, onde ficou por três temporadas e teve um dos melhores desempenhos da carreira. Na campanha de 2008/09, em 43 jogos, marcou 26 gols.
Na temporada de 2010/11 passou a defender as cores do Olympique de Marselha, onde somou 77 gols em cinco temporadas com a camisa do time. O ano de 2015/16 foi o primeiro no Tigres, onde está até hoje, e quando atingiu o auge. Em 50 jogos, Gignac anotou 33 gols, e pela equipe chilena nunca deixou de marcar menos de 20 tentos em uma temporada.
Decisão é com ele
A média anual de gols do francês é de 16,70 e sua importância para o time é incontestável. Além de ter sido decisivo no jogo dessa quinta-feira (4/2) pelas quartas de final do Mundial de Clubes, Gignac fez o gol do título do Tigres da Liga dos Campeões da Concacaf — que carimbou o passaporte dos mexicanos para o Mundial —, aos 39 do segundo tempo, contra o Los Angeles FC.
Quase vestiu rubro-negro
Gignac é interesse antigo do Flamengo. Em 2017, o nome do jogador foi vinculado ao clube carioca empolgando bastante a torcida rubro-negra, principalmente após a notícia de que ele tinha seguido o perfil do Flamengo no Instagram.
Em 2019, as negociações foram retomadas para que o atacante integrasse o elenco comandado por Jorge Jesus, mas novamente a transferência não foi concluída.
No próximo domingo (7/2), o duelo será entre Gignac e Weverton por vaga na final do Mundial de Clubes. Artilheiro (seis gols) e campeão da Liga dos Campeões da Concacaf contra o goleiro campeão da Libertadores que sofreu somente seis gols em 13 jogos na competição.
A bola rola às 15h, horário de Brasília, no estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar.