metropoles.com

América-MG bate Barcelona e avança à fase de grupos da Libertadores

Além de conquistar uma premiação de R$ 15 milhões, o América chegou à fase de grupos logo na sua primeira participação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
América-MG
1 de 1 América-MG - Foto: Reprodução

O América-MG continua fazendo história na Copa Libertadores da América. Em sua primeira participação no torneio, o time mineiro buscou a classificação para a fase de grupos ao derrotar o Barcelona, em Guayaquil, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. O grande nome do duelo foi o goleiro Jailson, com ótimas defesas, incluindo uma nas cobranças decisivas.

Além de conquistar uma premiação de R$ 15 milhões, o América chegou à fase de grupos logo na sua primeira participação, eliminando dois veteranos da Libertadores. Agora, o clube aguarda o sorteio, a ser realizado pela Conmebol, para conhecer sua chave na próxima fase.

O Barcelona tentou se aproveitar da inexperiência do América na competição para tentar surpreender logo de cara. Mas Jaílson apareceu para fazer grande defesa após cobrança de falta. O goleiro bicampeão da América pelo Palmeiras esteve seguro e garantiu o empate sem gols na etapa inicial.

O time mandante tentou se aproveitar das falhas defensivas da equipe brasileira, mas não conseguiu transformar a superioridade em gol. O América, por outro lado, só ameaçou no contra-ataque. Wellington Paulista recebeu de Pedrinho e arriscou de fora da área, pela linha de fundo.

No segundo tempo, foi o América quem voltou melhor. O clube mineiro chegou com Patric e Everaldo, mas sem dar muito trabalho ao goleiro Burrai. O susto fez com que o Barcelona acordasse. O time equatoriano saiu para o ataque e fez brilhar de vez a estrela de Jaílson, que começou a fazer defesas importantes para deixar a equipe brasileira viva na partida.

O Barcelona foi jogando o América cada vez mais para o campo de defesa, e Molina chegou a perder uma grande oportunidade de abrir o placar. Ele subiu sozinho e cabeceou para fora. Demorou, mas o time mineiro respondeu com Zé Ricardo. Pedrinho avançou em velocidade e tocou para Zé Ricardo. Ele arriscou e colocou Burrai para trabalhar.

O jogo ganhou em emoção nos minutos finais. O América encaixou nova trama, Índio Ramirez recebeu na entrada da área, mas chutou fraco e facilitou a vida de Burrai. O Barcelona tentou responder, foi com tudo para o ataque, mas o clube mineiro se segurou para levar o duelo para os pênaltis.

Nos pênaltis, o América converteu todos os pênaltis. Bateram: Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura. O Barcelona fez quatro, incluindo uma cavadinha de Damián Díaz, mas Leonel Quiñónez parou no goleiro Jailson, que foi essencial na vitória do clube mineiro.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA-EQU 0 (4) X (5) 0 AMÉRICA-MG

BARCELONA-EQU – Burrai; Bryon Castillo, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Leonel Quiñónez; Leonai (Molina), Piñatares, Erick Castillo (Quintero), Emmanuel Martínez e Cortez (Damián Díaz); Mastriani (Garcés). Técnico: Jorge Célico.

AMÉRICA-MG – Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Índio Ramirez), Juninho (Juninho Valoura) e Alê; Everaldo (Felipe Azevedo), Wellington Paulista e Pedrinho (Conti). Técnico: Marquinhos Santos.

ÁRBITRO – Patricio Loustau (ARG).

CARTÕES AMARELOS – Damián Díaz (Barcelona); Éder, Índio Ramirez e Lucas Kal (América-MG).

LOCAL – Estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil (EQU).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?