América-MG bate Barcelona e avança à fase de grupos da Libertadores
Além de conquistar uma premiação de R$ 15 milhões, o América chegou à fase de grupos logo na sua primeira participação
atualizado
Compartilhar notícia
O América-MG continua fazendo história na Copa Libertadores da América. Em sua primeira participação no torneio, o time mineiro buscou a classificação para a fase de grupos ao derrotar o Barcelona, em Guayaquil, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. O grande nome do duelo foi o goleiro Jailson, com ótimas defesas, incluindo uma nas cobranças decisivas.
Além de conquistar uma premiação de R$ 15 milhões, o América chegou à fase de grupos logo na sua primeira participação, eliminando dois veteranos da Libertadores. Agora, o clube aguarda o sorteio, a ser realizado pela Conmebol, para conhecer sua chave na próxima fase.
O Barcelona tentou se aproveitar da inexperiência do América na competição para tentar surpreender logo de cara. Mas Jaílson apareceu para fazer grande defesa após cobrança de falta. O goleiro bicampeão da América pelo Palmeiras esteve seguro e garantiu o empate sem gols na etapa inicial.
O time mandante tentou se aproveitar das falhas defensivas da equipe brasileira, mas não conseguiu transformar a superioridade em gol. O América, por outro lado, só ameaçou no contra-ataque. Wellington Paulista recebeu de Pedrinho e arriscou de fora da área, pela linha de fundo.
No segundo tempo, foi o América quem voltou melhor. O clube mineiro chegou com Patric e Everaldo, mas sem dar muito trabalho ao goleiro Burrai. O susto fez com que o Barcelona acordasse. O time equatoriano saiu para o ataque e fez brilhar de vez a estrela de Jaílson, que começou a fazer defesas importantes para deixar a equipe brasileira viva na partida.
O Barcelona foi jogando o América cada vez mais para o campo de defesa, e Molina chegou a perder uma grande oportunidade de abrir o placar. Ele subiu sozinho e cabeceou para fora. Demorou, mas o time mineiro respondeu com Zé Ricardo. Pedrinho avançou em velocidade e tocou para Zé Ricardo. Ele arriscou e colocou Burrai para trabalhar.
O jogo ganhou em emoção nos minutos finais. O América encaixou nova trama, Índio Ramirez recebeu na entrada da área, mas chutou fraco e facilitou a vida de Burrai. O Barcelona tentou responder, foi com tudo para o ataque, mas o clube mineiro se segurou para levar o duelo para os pênaltis.
Nos pênaltis, o América converteu todos os pênaltis. Bateram: Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura. O Barcelona fez quatro, incluindo uma cavadinha de Damián Díaz, mas Leonel Quiñónez parou no goleiro Jailson, que foi essencial na vitória do clube mineiro.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA-EQU 0 (4) X (5) 0 AMÉRICA-MG
BARCELONA-EQU – Burrai; Bryon Castillo, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Leonel Quiñónez; Leonai (Molina), Piñatares, Erick Castillo (Quintero), Emmanuel Martínez e Cortez (Damián Díaz); Mastriani (Garcés). Técnico: Jorge Célico.
AMÉRICA-MG – Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Índio Ramirez), Juninho (Juninho Valoura) e Alê; Everaldo (Felipe Azevedo), Wellington Paulista e Pedrinho (Conti). Técnico: Marquinhos Santos.
ÁRBITRO – Patricio Loustau (ARG).
CARTÕES AMARELOS – Damián Díaz (Barcelona); Éder, Índio Ramirez e Lucas Kal (América-MG).
LOCAL – Estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil (EQU).