Alerj decide anistiar torcidas organizadas banidas de estádios no Rio
Agora, retorno aos estádios depende da realização de um novo acordo com o MP e autoridades, além da sanção de Cláudio Castro (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (22/9), o PL 6118/2022 que anistia torcidas organizadas banidas de estádios por má conduta. Com isso, Fúria Jovem do Botafogo, Young Flu, Força Jovem do Vasco, Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem do Flamengo podem retornar aos jogos e eventos esportivos em breve.
O projeto de autoria dos deputados Zeidan (PT), Carlos Minc (PSB) e Luiz Paulo (PSD) recebeu cerca de 30 emendas, e prevê uma série de mudanças na legislação que busca controlar a violência nos estádios, entre eles, a punição de torcedores, e não das torcidas organizadas, em casos de violência ou crimes.
Contudo, o retorno aos estádios dependerá de um acordo com o Ministério Público, em reunião marcada para a próxima quarta-feira (28/9) com membros da Polícia Militar, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), poder legislativo e representantes das organizadas. Em seguida, o projeto segue para sanção ou veto do governador do estado, Claudio Castro (PL).