Alemanha vence a Suécia no fim do jogo e respira na Copa: 2 x 1
Quatro vezes campeões do mundo, alemães sofreram para seguir no Mundial. Gol da vitória só saiu aos 49 do segundo tempo, com Toni Kroos
atualizado
Compartilhar notícia
Que jogo! O futuro dos atuais campeões da Copa do Mundo foi definido durante uma partida emocionante. O gol da vitória saiu somente aos 49 do segundo tempo. A Alemanha, quatro vezes campeã mundial e equipe com maior presença em semifinais, sofreu muito para ganhar da Suécia e seguir na competição.
A equipe saiu perdendo quando, no primeiro tempo, Toivonen encobriu o goleiro Neuer, colocando os suecos na frente. No início do segundo tempo, Reus empatou: 1 x 1. Depois, só deu Alemanha. Teve bola na trave, defesa inacreditável de goleiro, até que, aos 49 do segundo tempo, em cobrança de falta, Kroos mandou de efeito, no ângulo: 2 x 1.
“Jogamos muito bem e no último minuto levamos um gol em uma cobrança de falta incrível, de um jogador fenomenal. Foi azar, mas precisamos nos levantar para a última partida. Precisamos ganhar para classificar. Ainda temos uma oportunidade de nos classificar. Será uma nova partida”, afirmou John Guidetti, que entrou durante o segundo tempo da partida.Vale lembrar que, para a Alemanha, só a vitória interessava. Se acumulasse a segunda derrota seguida, a seleção daria adeus logo na primeira fase do torneio, algo que o país não vivencia há 80 anos. Nos últimos dias, o técnico Joachim Löw admitiu o momento difícil e disse que o trabalho durante a semana foi mesmo para mexer com a moral da equipe.
Antes da partida, o técnico Joachim Löw disse que os problemas de criação na estreia, contra o México, ocorreram devido à falta de vontade do time em querer repetir um título conquistado recentemente. No entanto, a postura na partida deste sábado (23/6) foi outra. Nos primeiros 45 minutos, durante diversas vezes a Alemanha bombardeou o gol de Olsen. Até que, aos 31, Toivonen conseguiu mandar para a rede, após uma falha do adversário.
A bola mal tinha rolado pelo segundo tempo quando Mario Gómez foi à linha de fundo e cruzou. A bola encontrou Reus, que manda para o fundo das redes. O gol trouxe de volta a esperança para o time alemão, que seguiu toda no ataque.
No final, com o gol de Toni Kroos, a Copa do Mundo mostrou uma lição: é melhor não duvidar da Alemanha. Em crise, com um jogador a menos e perto de ser eliminada do torneio, a atual campeã mundial conseguiu buscar um resultado heroico para se reerguer e se manter viva na disputa. A determinação da Alemanha foi fundamental para evitar o vexame de cair na primeira fase pela primeira vez em 80 anos.
Faltando 10 minutos para o fim do jogo, a situação ficou ainda pior. Boaten, um dos principais jogadores alemães até então, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aos 42, Mario Gómez ainda cabeceou e Olsen foi no ângulo para jogar a bola para escanteio.
Os acréscimos foram eletrizantes. O alemão Brandt acertou um chute na trave e, na resposta, a Suécia quase fez. O último lance seria uma falta para a Alemanha no canto esquerdo, próxima à área. Marco Reus ajeitou e Toni Kroos, com maestria, colocou uma bola com curva no ângulo esquerdo alto do goleiro para reacender a esperança de um time que por pouco viu a sua chama apagar e deixar a Alemanha mais viva do que nunca na Copa do Mundo 2018.
“Foi emocionante demais, como se fosse uma montanha russa. Julian Brandt acertou a trave três minutos antes do gol da vitória, encaramos o risco de sermos eliminados, tivemos que trocar um jogador de defesa por um do setor ofensivo. Tivemos de nos mobilizar”, considerou o técnico. “Os minutos finais foram cheios de drama, mas esses jogos existem. Jogos eliminatórios são decididos no minuto final. Isso faz parte da tradição do futebol”, afirmou o treinador da Alemanha, Joachim Low.
Ficha técnica
Alemanha 2 x 1 Suécia
Alemanha: Neuer; Kimmich, Boateng, Rudiger e Hector (Brandt); Rudy (Gundogan), Kroos e Draxler (Mario Gomez); Thomas Müller, Reus e Timo Werner
Suécia: Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Ekdal, Larsson, Claesson (Durmaz) e Forsberg; Toivonen (Guidetti) e Berg (Thelin)
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia).
Gols: Toivonen, aos 31 do primeiro tempo; Reus, aos dois do segundo tempo; Kroos, aos 49 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ekdal e Larsson (Suécia).
Cartão vermelho: Boateng (Alemanha).
Local: Estádio Olímpico de Sochi
Renda: Não disponível.
Público: 44.287 pagantes.