metropoles.com

Alemanha e Holanda vencem e abrem vantagem nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Com a vitórias, as duas seleções seguem a largos passos para confirmar presença no Catar 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Hommes/DeFodi Images via Getty Images
Thomas Muller
1 de 1 Thomas Muller - Foto: Mario Hommes/DeFodi Images via Getty Images

As seleções da Alemanha e da Holanda confirmaram o favoritismo nesta sexta-feira e venceram seus rivais, abrindo vantagem nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2022. Atual vice-campeã mundial, a Croácia também somou três pontos e manteve a ponta em seu grupo.

Jogando em casa, no Volksparkstadion, em Hamburgo, o time alemão foi o que sofreu mais nesta sexta ao buscar a virada sobre a Romênia, por 2 a 1. Os romenos saíram na frente com gol de Ianis Hagi de bico, aos 8 minutos de jogo, após mandar entre as pernas do zagueiro Rüdiger. Ianis é filho do grande Gheorghe Hagi, destaque da Copa do Mundo de 1994.

Pouco antes do gol, a Alemanha chegou a ter um pênalti marcado e, logo depois, anulado pelo árbitro de vídeo. Algo incomum na Europa, o apoio do VAR foi lento e a marcação só foi cancelada quando Kimmich já estava pronto para bater a penalidade, aos 5 minutos.

Depois do susto, a Alemanha passou a cercar a defesa romena, sem sucesso. Os anfitriões eram dominantes, controlavam a posse de bola, mas cometiam erros no último passe e nas finalizações. A situação só mudou no segundo tempo, em bela trama da Alemanha na entrada da área, culminando em finalização certeira de Gnabry, aos 6.

A virada veio apenas aos 35 minutos. Após cobrança de escanteio na área, Goretzka escorou na primeira trave e Müller, oportunista, completou com facilidade na segunda. A Romênia, que já estava abatida em campo, ofereceu pouca resistência e quase nenhuma ameaça à sexta vitória da Alemanha em sete jogos nestas Eliminatórias.

Os alemães lideram o Grupo J, com 18 pontos, seis de vantagem sobre a vice-líder Macedônia do Norte, que goleou Liechtenstein por 4 a 0. Ainda nesta sexta, Islândia e Armênia empataram por 1 a 1, pela mesma chave.

Na Letônia, a Holanda empolgou no primeiro tempo, quando anotou o único gol da partida. Aos 18, Depay cobrou escanteio na área e Klaassen completou de primeira para as redes. Depois disso, o time visitante caiu de rendimento e apenas administrou a pequena vantagem no placar.

Os holandeses lideram o Grupo G, com 16 pontos, contra 14 da Noruega, que empatou com a Turquia por 1 a 1. Montenegro ganhou de Gibraltar por 3 a 0, pela mesma chave.

Pela mesma rodada, a Croácia bateu Chipre por 3 a 0, fora de casa. Os croatas têm os mesmos 16 pontos dos russos, mas lideram por terem vantagem nos critérios de desempate. A Rússia superou a Eslováquia por 1 a 0, enquanto a Eslovênia goleou Malta por 4 a 0.

Pelo Grupo E, República Checa e País de Gales empataram por 2 a 2, enquanto a Estônia bateu Belarus por 2 a 0.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?