metropoles.com

Além de Queiroz e do Sítio: saiba mais sobre o Sport Club Atibaia

O Falcão foi fundado em 2005, tem uma torcida organizada e atualmente disputa a série A2 do Paulistão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sport Club Atibaia/Reprodução
Sport Club Atibaia
1 de 1 Sport Club Atibaia - Foto: Sport Club Atibaia/Reprodução

Nem só de escândalos envolvendo a política vive Atibaia, município que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, tinha 142.761 habitantes.

Além de pontos turísticos como o Santuário de Schoenstatt, o Parque do Morango Duílio Maziero e do Museu de História Natural, a pacata cidade do interior paulista também é a casa do Sport Club Atibaia, clube que atualmente disputa a série A2 do Paulista e a Copa Paulista.

O clube foi fundado em 12 de dezembro de 2005, usa uniforme nas cores laranja e branco e tem um falcão como mascote.

Após as primeiras temporadas disputando a quarta divisão do estadual, a equipe foi crescendo com o apoio da comunidade e da torcida organizada Guerreiros do Falcão. “A Guerreiros do Falcão surgiu em 2008, com jovens estudantes que começaram a frequentar os jogos do Sport Club Atibaia no Estádio Salvador Russani. Crescemos e ganhamos força com a chegada de novos membros. Então, decidimos nos uniformizar para apoiar o time da cidade”, conta Gabriel Milani, membro da organizada, ao Metrópoles.

Com esse apoio, o clube conseguiu o acesso à série A3 em 2014. Em campo, o acesso consecutivo veio em 2015. Porém, por causa da capacidade do Estádio Salvador Russani (3 mil pessoas), o clube foi impedido de subir de divisão. Para contornar a situação, o Atibaia fez um acordo com o Rio Branco de Americana e passou a mandar seus jogos no Estádio Décio Vista, onde atua até hoje.

Sem empecilhos e com novo acesso garantido novamente em 2018, o Sport Club Atibaia hoje disputa a série A2 do Paulistão.

Principais referências

Entre os principais jogadores que já vestiram o uniforme laranja do Atibaia, estão o goleiro Dida (não aquele), o Kaue Araújo, zagueiro capitão do primeiro acesso e o centroavante Fernando Gaúcho, maior artilheiro da história do Falcão.

Uma curiosidade é que o técnico multicampeão Muricy Ramalho já fez parte do clube, quando ele ainda se chamava Grêmio Esportivo Atibaiense.

Escândalos políticos

Com a prisão de Queiroz em Atibaia, diversos perfis no Twitter começaram a fazer piadas com a cor do uniforme do time e o suposto papel que o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) cumpria, chamando o clube de Laranjão.

No entanto, nem o time nem a torcida reconhecem o apelido. “Recebemos algumas publicações contendo algumas piadas envolvendo assuntos políticos junto ao nome e imagens do Sport Club Atibaia e da Guerreiros do Falcão. Repudiamos todas e cremos que o futebol não tem nada a ver com essa situação específica”, declarou Gabriel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?