Além de Queiroz e do Sítio: saiba mais sobre o Sport Club Atibaia
O Falcão foi fundado em 2005, tem uma torcida organizada e atualmente disputa a série A2 do Paulistão
atualizado
Compartilhar notícia
Nem só de escândalos envolvendo a política vive Atibaia, município que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, tinha 142.761 habitantes.
Além de pontos turísticos como o Santuário de Schoenstatt, o Parque do Morango Duílio Maziero e do Museu de História Natural, a pacata cidade do interior paulista também é a casa do Sport Club Atibaia, clube que atualmente disputa a série A2 do Paulista e a Copa Paulista.
O clube foi fundado em 12 de dezembro de 2005, usa uniforme nas cores laranja e branco e tem um falcão como mascote.
Após as primeiras temporadas disputando a quarta divisão do estadual, a equipe foi crescendo com o apoio da comunidade e da torcida organizada Guerreiros do Falcão. “A Guerreiros do Falcão surgiu em 2008, com jovens estudantes que começaram a frequentar os jogos do Sport Club Atibaia no Estádio Salvador Russani. Crescemos e ganhamos força com a chegada de novos membros. Então, decidimos nos uniformizar para apoiar o time da cidade”, conta Gabriel Milani, membro da organizada, ao Metrópoles.
Com esse apoio, o clube conseguiu o acesso à série A3 em 2014. Em campo, o acesso consecutivo veio em 2015. Porém, por causa da capacidade do Estádio Salvador Russani (3 mil pessoas), o clube foi impedido de subir de divisão. Para contornar a situação, o Atibaia fez um acordo com o Rio Branco de Americana e passou a mandar seus jogos no Estádio Décio Vista, onde atua até hoje.
Sem empecilhos e com novo acesso garantido novamente em 2018, o Sport Club Atibaia hoje disputa a série A2 do Paulistão.
Principais referências
Entre os principais jogadores que já vestiram o uniforme laranja do Atibaia, estão o goleiro Dida (não aquele), o Kaue Araújo, zagueiro capitão do primeiro acesso e o centroavante Fernando Gaúcho, maior artilheiro da história do Falcão.
Uma curiosidade é que o técnico multicampeão Muricy Ramalho já fez parte do clube, quando ele ainda se chamava Grêmio Esportivo Atibaiense.
Escândalos políticos
Com a prisão de Queiroz em Atibaia, diversos perfis no Twitter começaram a fazer piadas com a cor do uniforme do time e o suposto papel que o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) cumpria, chamando o clube de Laranjão.
No entanto, nem o time nem a torcida reconhecem o apelido. “Recebemos algumas publicações contendo algumas piadas envolvendo assuntos políticos junto ao nome e imagens do Sport Club Atibaia e da Guerreiros do Falcão. Repudiamos todas e cremos que o futebol não tem nada a ver com essa situação específica”, declarou Gabriel.