metropoles.com

Além de Jorge Jesus, o que o Benfica de 2021 tem do Flamengo de 2019?

Desde quando voltou para Portugal, o treinador ainda não venceu títulos, mas começou a temporada atual invicto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gualter Fatia/Getty Images, Carlos Rodrigues/Getty Images e Buda Mendes/Getty Images
Darwin, Jesus e Gabigol
1 de 1 Darwin, Jesus e Gabigol - Foto: Gualter Fatia/Getty Images, Carlos Rodrigues/Getty Images e Buda Mendes/Getty Images

Obcecado por vencer, Jorge Jesus está fazendo um trabalho irreverente no Benfica. A equipe ainda não perdeu na temporada, acumulando 11 vitórias e dois empates em 13 jogos, e fez bastante barulho ao vencer o Barcelona por 3 x 0 na Champions League. A última ocasião que o treinador chamou tanta atenção assim foi em 2019, à frente do Flamengo.

Pelo clube rubro-negro, o comandante foi campeão do Carioca, Brasileirão, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, mas ainda não ergueu troféus desde que voltou à Europa. O Benfica de 2021/22, no entanto, tem algumas semelhanças com o Flamengo de 2019 e pode ser o responsável por deixar Jesus feliz novamente.

Largada otimista

Este começo de temporada está sendo o mais otimista da carreira do treinador. Nem o início com o Flamengo foi tão promissor. Quando chegou ao futebol brasileiro, Jorge Jesus conseguiu sete vitórias, quatro empates e duas derrotas nas 13 primeiras partidas disputadas  — mesma quantidade que tem com o Benfica até antes do jogo deste domingo (3/10).

Os primeiros 13 jogos da campanha de 2011/12, também com o Águias, também foram interessantes, com oito vitórias e cinco empates. Naquela temporada, a invencibilidade durou 22 partidas, totalizando 14 vitórias e oito empates até a primeira derrota, e o Benfica ergueu a Taça da Liga Portuguesa no fim. Em 2021/22, o português tem 11 triunfos e dois empates.

Hoje tem gol do artilheiro de Jesus

Para ter um time ofensivo, Jorge Jesus precisa de um jogador que cheire a gol. Com o ele sob o comando, o Flamengo guardou 83 bolas na rede em 37 jogos, em 2019, e só Gabigol, o grande artilheiro do time naquele ano, foi responsável por 30 deles, e Bruno Henrique por 22.

No atual time do Benfica, Roman Yaremchuk e Darwin Nuñez cumprem as funções que eram Gabriel e Bruno. O ucraniano tem quatro gols em dez jogos, enquanto o uruguaio tem seis em sete ocasiões que entrou em campo. Curiosamente, a dupla benfiquista atua, no papel, nas mesmas posições que os brasileiros, como centroavante e ponta-esquerda.

Apesar das formações das equipes serem diferente — o Flamengo jogava no 4-2-3-1 e o Benfica atua no 3-4-2-1, ou 3-4-3 —, a maneira como Jesus usa os jogadores é bastante parecida.

2 imagens
Time do Benfica que enfrentou o Barcelona na Champions League
1 de 2

Time do Flamengo que jogo a final da Libertadores de 2019

Reprodução/SofaScore
2 de 2

Time do Benfica que enfrentou o Barcelona na Champions League

Reprodução/SofaScore
O maestro, o gênio e o pitbull

Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gerson e Willian Arão cumpriam papéis importantíssimos no time de 2019, armando as jogadas, roubando bolas, dando assistências e ocasionalmente marcando gols. E, no time do Benfica, Rafa Silva, João Mário e Julian Weigl são os caras que assumem essas responsabilidades e alcançam seus objetivos com sucesso.

Paredão debaixo das traves

Apesar de ser viciado em ver a rede balançar, Jesus não esquece da meta de deixar a sua própria intocável. E, para isso, ele precisa de nomes de confiança defendendo o gol e Diego Alves era esta pessoa no Flamengo de 2019. Trabalhando com o europeu, o goleiro sofreu 30 gols em 34 jogos.

O grego Odysseas Vlachodimos tem feito ainda melhor que a encomenda. Em 13 jogos, ele foi vazado apenas cinco vezes, uma média abaixo que a do brasileiro. Diego sofria 0,88 gols por partida, enquanto o arqueiro do Benfica, sofre 0,38.

O esquadrão benfiquista encara o Portimonense neste domingo, às 14h (horário de Brasília), pela 8ª rodada do Campeonato Português, querendo a sua 8ª vitória na liga. O próximo compromisso pela Liga dos Campeões será só no dia 20, contra o Bayern de Munique, às 16h.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?