Alejandro Sabella, ex-técnico da Argentina, morre aos 66 anos
O treinador comandou Messi e a Argentina no Mundial do Brasil em 2014, quando se sagrou vice-campeão
atualizado
Compartilhar notícia
Alejandro Sabella, técnico que comandou a Argentina na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, onde foi vice-campeão, morreu nesta quarta-feira (8/12), aos 66 anos. Ele foi vítima de um vírus que complicou uma cardiopatia aguda.
O ex-treinador havia sido internado no último dia 25, mesmo dia da morte de Diego Armando Maradona, “muito afetado” pelo adeus do craque, de acordo com sua família.
Sabella começou sua carreira nos anos 1970 como jogador no River Plate, onde demonstrou boa técnica individual e venceu títulos. Depois, se transferiu para a Inglaterra, atuando por Sheffield e Leeds United. Ele volta à Argentina para atuar no Estudiantes, onde foi campeão novamente. Ainda teve passagem pelo Grêmio, onde atuou ao lado de Renato Gaúcho, em 1985 e 1986, e foi bicampeão gaúcho. Encerra a carreira em 1989.
Como treinador, iniciou a carreira como assistente de Daniel Passarella, e teve passagens por Parma, Monterrey, Corinthians e River Plate. Como técnico principal, Sabella estreou justamente pelo Estudiantes. Logo neste primeiro trabalho, em 2009, foi campeão da Libertadores, vencendo o Cruzeiro na final.
Ele assumiu a seleção argentina em 2011, classificando a equipe para a Copa do Mundo de 2014. No Mundial, leva Messi e Cia. até a final contra a Alemanha, onde foi derrotado por 1 x 0, na prorrogação, com gol de Mario Götze.