Aldo marca no final e Brasiliense arranca empate na Boca do Jacaré
O gol do volante ao fim da partida contra a URT-MG mantém a invencibilidade do Jacaré na competição nacional: primeira fase termina na semana que vem, no Espírito Santo
atualizado
Compartilhar notícia
Jogando mais uma vez na Boca do Jacaré, em Taguatinga, o Brasiliense entrou em campo na tarde deste sábado (01/06/2019) para enfrentar a URT-MG em duelo válido pela quinta rodada da Série D, do Campeonato Brasileiro 2019.
Visando à classificação para a segunda fase da competição, o Jacaré, com uma vitória simples, já garantiria vaga à fase do mata-mata. E todo esse planejamento quase vira um balde de água fria e preocupação ao torcedor. Caio Wilker abriu o placar para o time mineiro no início do segundo tempo, mas Aldo, de cabeça, marcou o gol de empate na reta final da partida, garantindo o empate salvador e a definição da classificação candanga na última rodada.
Veja imagens da partida:
Primeiro tempo apático e zerado
Com algumas alterações em relação à última partida, as duas equipes entraram no campo com a estratégia ofensiva em pauta. Principalmente pelo fato de jogar em casa, o Brasiliense manteve grande parte da etapa com a posse de bola.
Criando algumas jogadas pelas laterais, o Jacaré não tinha sucesso na finalização. Mesmo com a insistência das jogadas, o gol não saía. A equipe da URT, aproveitando os contra-ataques, chegou com perigo em algumas oportunidades, mas garantindo boas defesas de Edmar Sucuri.
O lance de maior perigo da primeira etapa saiu dos pés de David Manteiga. Aos 38 minutos, o volante recebeu na entrada da área e bateu forte de perna direita, cruzado e rasteiro, para excelente defesa do goleiro adversário, Arthur, movimentando o final de um primeiro tempo sem grandes emoções. O placar final da primeira fase do jogo foi 0 x 0.
Susto mineiro na segunda etapa e emoção no final
Voltando com a mesma equipe, o Brasiliense viu a URT dominar a partida no segundo tempo. A equipe mineira, em 10 minutos, finalizou quatro vezes ao gol de Edmar Sucuri, obrigando o arqueiro do Jacaré a realizar duas grandes defesas. A primeira, na finalização de Caio Wilker aos dois minutos, e a outra na cobrança de falta de Júlio, explorando a elasticidade do goleiro candango.
A partir disso, o Brasiliense tentava neutralizar a partida, tocando a bola no meio-campo em busca do gol. Mas a URT continuava a pressionar nos contra-ataques e nas rápidas recuperações, e assim saiu o gol dos mineiros. Após uma jogada rápida pelo lado esquerdo, Caio Wilker, na marca do pênalti, com liberdade, mandou rasteiro, deslocando Sucuri, que só viu a bola entrar.
O gol preocupou o treinador Ricardo Antônio, que começou a fazer modificações. As mudanças deram outra postura ao time do DF, criando claras oportunidades de gol. O ataque se demonstrou efetivo, principalmente com Maikon Leite e Edno, que insistiam nas finalizações, mas sem sucesso.
As grandes emoções ficaram para os 10 minutos finais de jogo. Após insistência ofensiva, o Brasiliense chegou no gol de empate com Aldo aos 42 minutos, após Edno desviar de cabeça para o volante, que também de cabeça mandou a bola para o fundo da rede.
O gol deixou a partida acelerada. Querendo de qualquer jeito sair de Brasília vitoriosa, a URT quase marcou com Ingro, que aos 45 minutos finalizou forte para mais uma linda defesa de Edmar Sucuri. No apagar das luzes e no último contra-ataque amarelo na partida, Romarinho, sozinho, teve a oportunidade da virada, mas na hora da finalização mandou a bola na trave, encerrando a partida no empate com um gosto diferente.
Um dos grandes nomes do embate, Edmar Sucuri foi destaque por fazer três grandes defesas. Triste por não ter saído de campo com a vitória, o arqueiro afirmou:
Sabemos que podemos dar muito mais do que jogamos hoje. Sabíamos que a URT vinha nessa postura e demoramos a entrar no jogo. Mas conseguimos o empate no final do jogo e vamos com tudo na última rodada
Edmar Sucuri
Definição na última rodada
O empate levou o Brasiliense a 9 pontos e na segunda colocação do grupo, deixando o Ituano como líder isolado, com 11 pontos – a equipe paulista goleou o Serra-ES por 4 a 0.
Invicto no campeonato, o Brasiliense completará a primeira fase no próximo domingo (09/06/2019), quando enfrentará o Serra-ES, pela última rodada. A partida será às 18h, no estádio Robertão, na cidade capixaba, tendo em vista que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determina que todos os jogos da última rodada da primeira fase sejam disputados no mesmo dia e horário, para a definição dos confrontos da segunda fase da competição.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE 1 X 1 URT-MG
Campeonato Brasileiro Série D 2019 – primeira fase – 5ª rodada
01/06/2019, 15h30, Boca do Jacaré, Taguatinga-DF
Público: 677 pagantes
Renda: R$ 3.420,00
Árbitro: Felipe Gomes da Silva/PR
A1: Luiz Souza Santos/PR
A2: Daniel Cotrim de Carvalho/PR
Quarto árbitro: Maguielson Lima/DF
BRASILIENSE
Edmar Sucuri, Alex Murici, Lúcio, Badhuga e Gleisinho; Aldo, David Manteiga (Maikon Leite), Fabinho e Almir (Peninha); Romarinho e Michel Platini (Edno).
Técnico: Ricardo Antônio
Gol: Aldo (42’/2T)
Cartões amarelos: Gleisinho
URT-MG
Arthur, Jean (Ewerton), Gladstone, Henrique e Cortez; Julio (Mirray), Derli e Caio Wilker (Júnior); Michel, Ingro e Gilson Café.
Técnico: Rodrigo Fonseca
Gol: Caio Wilker (20’/2T)
Cartões amarelos: Henrique, Caio Wilker, Gladstone