metropoles.com

Ailton Ferraz chega ao Brasiliense com esperança de fórmula dar certo

Treinador carioca que chega pela primeira vez ao futebol candango esteve perto do acesso à Série B pelo Tupi, de Minas Gerais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tupi/Divulgação
técnico brasiliense
1 de 1 técnico brasiliense - Foto: Tupi/Divulgação

É comum treinadores do Distrito Federal rodarem pelos clubes anos a fio, como uma dança das cadeiras. O Brasiliense, porém, anunciou nesta sexta-feira (16/2) a contratação de Ailton Ferraz, cuja carreira como atleta e técnico foi predominantemente no Rio de Janeiro. Ele chega para ocupar o lugar deixado por Rafael Toledo, após a eliminação na Copa Verde.

Ailton chegou a Brasília às 15h40 desta sexta e foi direto para o CT do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul. O último time de Ferraz foi o Tupi, de Minas Gerais, de onde saiu em outubro de 2017.

Ele foi contratado na quarta rodada do Campeonato Mineiro, com apenas um ponto conquistado, e terminou na oitava posição. Na Série C, Ailton levou o time ao segundo lugar no Grupo B e foi eliminado nas quartas de final, pelo Fortaleza.

“Espero que essa fórmula dê certo. Foi assim no Tupi. Nunca tinha jogado ou trabalhado em Minas, e deu certo. Estivemos perto de subir para a Série B”, disse Ailton. “Costumo falar que a melhor tática é o grupo. Se ele estiver com você, não tem como dar errado.”

O elenco do Brasiliense não é 100% conhecido por ele. Ailton afirma ter assistido a alguns jogos do clube e espera o “cara a cara” para começar a pensar no trabalho em Brasília. “Tem potencial, mas a bola não tem entrado. Há falhas em bolas paradas. Porém, por agora, não dá para inventar muito, não conheço o plantel todo”, reconhece.

A bagagem
A carreira de assistente, iniciada há 12 anos, começou no América-RJ, como auxiliar de Jorginho, e inclui passagens por Goiás, Figueirense, Kashima Antlers (Japão) e Flamengo. Como técnico, além do Tupi-MG, Ailton comandou muitos times do Rio: Cabofriense, Volta Redonda, Duque de Caxias, Resende, América e Audax Rio.

Enquanto jogador, o novo treinador do Brasiliense vestiu camisas de clubes como Flamengo, Fluminense, Grêmio e Botafogo. Ele fez parte de um dos momentos mais simbólicos do futebol fluminense: foi autor do cruzamento para o gol de barriga de Renato Gaúcho, no título carioca de 1995.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?