metropoles.com

Abel Ferreira estreia: as metas e os desafios do português no Palmeiras

Novo treinador faz primeira partida pelo alviverde paulista. Time enfrenta o Bragantino no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Cesar Greco/SE Palmeiras
Abel Ferreira e Marcos Rocha Palmeiras
1 de 1 Abel Ferreira e Marcos Rocha Palmeiras - Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras

O Palmeiras inicia uma nova fase em sua história nesta quinta-feira (5/11). Depois de insistir em treinadores veteranos do futebol brasileiro, o clube paulista dá outra chance a um estrangeiro: Abel Ferreira estreia contra o Bragantino na partida de volta das oitavas da Copa do Brasil e inicia sua trajetória no comando do alviverde.

Desafios

Abel Ferreira é o 23º treinador estrangeiro a comandar o Palmeiras. Porém, o português não deve ter vida sossegada no time paulista. Torcida e diretoria não costumam ter paciência com derrotas. A “turma do amendoim” já infernizou o trabalho de nomes consagrados como Felipão, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo e não deve aliviar para o estrangeiro.

Quem também sofreu com a corneta da turma foi Ricardo Gareca. O atual treinador da Seleção do Peru foi fritado enquanto comandava o time paulista e teve seu trabalho interrompido no clube em 2016.

Uma outra barreira que Ferreira terá de enfrentar além de quebrar a desconfiança da torcida e dos críticos dentro do próprio clube é a sombra do “Cebolismo”. Andrey Lopes substituiu Luxemburgo e emendou quatro grande vitórias consecutivas. O interino fez um excelente trabalho e agradou a torcida.

Mas apesar do pouco tempo como treinador, o português prometeu fazer o simples e indicou que deve dar sequência no trabalho feito pelo interino. A diretoria já deu provas de que bancará os pedidos do novo comandante e já trouxe o primeiro reforço para Ferreira. O clube fechou com o zagueiro chileno Benjamín Kuscevic e reforçou a retaguarda do alviverde.

Objetivos

Abel Ferreira tem três competições para comandar o Palmeiras na temporada 2020. Além da Copa do Brasil, o Palmeiras se recuperou no Campeonato Brasileiro e tem um caminho considerado mais tranquilo na Libertadores.

No Brasileirão, o time chegou a 28 pontos e ocupa a sétima colocação. Mas o Porco tem um jogo por fazer e pode encostar de vez no pelotão de cima da competição. Caso vença o jogo contra o Vasco, os paulistas podem retornar à disputa por mais um título do certame nacional. Neste fim de semana, a estreia de Abel Ferreira no campeonato é justamente contra os cariocas, no domingo às 16h em São Januário.

Na Libertadores, o Palmeiras pegou um adversário e um trecho até a semifinal menos complicado que seus concorrentes. O time enfrenta o Delfin nas oitavas de final.

E o primeiro desafio de Ferreira será nesta quinta-feira (5/11): sacramentar a classificação da equipe às quartas de final da Copa do Brasil. O alviverde conquistou uma grande vitória no jogo de ida por 3 x 1 e joga para administrar a vantagem. Veja as informações da partida:

Ficha Técnica:
Escalações (prováveis):
Palmeiras: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
RB Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Ryller, Lucas Evangelista, Claudinho; Artur, Ytalo e Bruno Tubarão. Técnico: Maurício Barbieri
Data: Quinta-feira (5/11)
Horário: 19h
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Transmissão: Premiere

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?