“Abastece o avião”, canta torcida do Criciúma em provocação à Chape
Torcedores relembraram desastre aéreo que matou 71 pessoas na Colômbia, em 29 de novembro do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
A torcida do Criciúma tocou nesse domingo (23/4), em seu estádio, o Heriberto Hülse, na principal ferida da história da Chapecoense e do futebol mundial: o acidente aéreo que matou 71 pessoas, entre delegação da equipe e jornalistas.
Após o jogo entre os rivais, vencido pelo time da casa por 1 x 0, torcedores do clube alviverde entoaram “ão, ão, ão, segunda divisão”, em referência à participação do adversário na Série B do Campeonato Brasileiro. A torcida do Criciúma, então, rebateu: “ão, ão, ão, abastece o avião”.
Torcedores do Criciúma hoje cantando “ão, ão, ão, abastece o avião” para a Chapecoense, em referência à tragédia ocorrida no final de 2016. pic.twitter.com/V3VHyLg0yr
— O Canto das Torcidas (@OCantoOficial) 24 de abril de 2017
A música se refere ao desastre aéreo ocorrido na madrugada de 29 de novembro do ano passado. Na ocasião, o time de Chapecó viajava para a Colômbia, para a disputa das finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. O avião sofreu uma pane seca e caiu nos arredores de Medellín. Apenas seis pessoas sobreviveram: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann e o jornalista Rafael Henzel, além de dois tripulantes da companhia aérea dona da aeronave, a LaMia.
A provocação dos torcedores do Criciúma teve repercussão negativa nas redes sociais.
Que podre esse vídeo da torcida do Criciúma cantando pra chapecoense abastecer o avião. Ridículo.
— Marco Thúlio (@marcothuliosm) 24 de abril de 2017
Torcida do Criciúma gritando
“Ão ão ão abastece o avião” para a Chapecoense, uma coisa tão babaca que nem sei o que dizer sobre— Stankel (@Gstankel) 24 de abril de 2017
ah mano olha essa notícia sobre a torcida do criciúma
que falta de respeito to mals— Carine (@carinecftn) 24 de abril de 2017
Cena mais triste do dia é com certeza a torcida do Criciúma gritando “ão, ão, ão, abastece o avião” no jogo contra a Chapecoense.
— Matheus Brasil. (@theustwita) 24 de abril de 2017
lamentável oq a torcida do Criciúma fez, bizarro.
— Suzart (@useroaf) 24 de abril de 2017
Repúdio
O Criciúma repudiou, por meio de nota, o comportamento do grupo de torcedores, identificados como integrantes de uma torcida organizada do clube. Confira a nota do clube catarinense:
“O Criciúma Esporte Clube não compactua e repudia a manifestação de torcedores ocorrida na noite deste domingo (24/04), no estádio Heriberto Hülse, durante a partida contra a Associação Chapecoense de Futebol, válida pela última rodada do returno do Campeonato Catarinense. Esse tipo de manifestação de um grupo de torcedores não expressa os princípios do Criciúma Esporte Clube e sua grande massa torcedora, que tem maior respeito não só em relação a Chapecoense, como todos os clubes catarinenses, brasileiros e do futebol mundial.”
Esta não é a primeira vez que uma torcida provoca adversários com cantos que remetem à tragédia aérea. No último dia 12, torcedores do Porto instigaram rivais do Benfica, durante um jogo de handebol em Portugal. Na ocasião, o grupo cantou “quem me dera se o avião da Chapecoense fosse do Benfica”. À época, a diretoria do clube catarinense lamentou o ocorrido. A torcida organizada do time português Super Dragões, responsável pelos cantos, informou que o incidente não se repetirá.
Campeonato Catarinense
As equipes duelaram pela nona rodada do segundo turno do Campeonato Catarinense. Porém, a Chape apenas cumpriu tabela. Isso porque havia conquistado por antecipação o título do turno — e, consequentemente, a vaga para as finais do Estadual.