A trajetória de Joelinton: de atacante discreto a volante convocado
Joelinton chegou para ser o centroavante do Newcastle. Porém, o treinador Eddie Howe mudou a posição do jogador para volante
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma ótima temporada pelo Newcastle, que ficou na 4ª posição da Premier League e, consequentemente, na próxima Champions League, o volante Joelinton foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez na carreira. Ele irá participar dos amistoso contra Guiné e Senegal, nos dias 17 e 20 de junho, respectivamente.
O volante Joelinton é um “todo-campista”, que, com muita força, dá dinâmica e intensidade ao time. Confira os números do jogador de 26 anos pelo Newcastle na temporada 2022/23:
A trajetória: de centroavante a volante
Natural de Aliança, interior de Pernambuco, Joelinton Cássio Apolinário de Lira começou a carreira no Sport e estreou no profissional aos 18 anos, em 2014. Porém, o agora volante, atuava como centroavante.
Eduardo Baptista, treinador que lançou o jogador no profissional, chegou a comentar que o atleta era “jogador de Europa”. Porém, em 2015, o atacante não conseguiu se destacar no início da temporada e passou a ser criticado pela torcida.
Ainda no primeiro semestre de 2015, Joelinton recuperou o bom futebol e foi vendido para o Hoffenheim, da Alemanha, por 2,2 milhões de euros.
O jogador foi emprestado ao Rapid Viena, da Áustria, onde ficou por duas temporadas. Foram 79 jogos com 21 gols marcados e nove assistências.
Após o sucesso na equipe austríaca, Joelinton foi usado pelo Hoffenheim por uma temporada, mais especificamente em 18/19. Foram 35 jogos, 11 gols e sete assistências.
Logo então, depois do destaque, na temporada 19/20, Joelinton chegou ao Newcastle aos 22 anos, por 40 milhões de euros. Na época, o jogador havia se tornado a maior contratação da história do clube inglês
O recorde de compra, até então, pertencia ao atacante Michael Owen que, em 2005/6, que foi contratado por 25 milhões de euros.
Joelinton foi contratado para ser o homem gol da equipe. Porém, em 80 jogos entre as temporadas 19/20 e 20/21, como centroavante, o jogador fez apenas 10 gols.
E logo após demissão de Steve Bruce, Newcastle buscou o treinador Eddie Howe, que mudou o jogador de atacante para volante.
A reinvenção de posição aconteceu na derrota para o Liverpool por 1 x 0, em março de 2022. Na partida, Joelinton teve 9/13 duelos no chão ganhos, cinco desarmes, cinco cortes e uma interceptação.
Desde então, Joelinton vem se destacando na posição. O camisa sete do time inglês terminou a Premier League como o líder do Newcastle em desarmes (54) e em interceptações (17).