A quarta é a vera: Liverpool vence Mundial inédito sobre Flamengo
Após derrotas para o Rubro-Negro em 1981, Independiente em 1984 e São Paulo em 2005, time inglês finalmente conquista o mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Foram necessárias quatro tentativas, mas o Liverpool finalmente conquistou o seu Mundial. O título inédito veio neste sábado (21/12/2019) após uma vitória sobre o Flamengo, por 1 x 0, com gol de Roberto Firmino, que eternizou a equipe montada por Jurgen Klopp.
A caminhada rumo ao Mundial de Clubes começou no dia 1 de junho de 2019, quando o Liverpool venceu sua 6ª Champions League batendo o rival inglês Tottenham na decisão com uma vitória por 2 x 0, com gols de Salah e Divock Origi. Já no Qatar, os ingleses se classificaram para a Final com uma vitória sobre os mexicanos do Monterrey por 2 x 1, com gols de Keita e Firmino. Funes Mori diminuiu para o adversário.
A vitória sobre o Flamengo neste sábado pode ser considerada uma espécie de revanche do Mundial de 1981, a primeira tentativa do Liverpool de conquistar o mundo (após ter optado por não disputar o Mundial em 1977 e 1978). Naquele ano, os ingleses se classificaram para o torneio depois de vencer sua terceira Champions League, com uma vitória sobre o Real Madrid por 1 x 0, com gol de Alan Kennedy, no Parc des Princes, em Paris (França).
Disputado ainda em jogo único, o Mundial de Clubes de 1981 aconteceu em Tóquio, no Japão, no Estádio Nacional. Apesar de um suposto desinteresse europeu na disputa, o Flamengo, que não tem nada a ver com isso, fez sua parte. Aliás, mais que sua parte. Com 45 minutos, os cariocas já venciam por 3 x 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio. Zico foi um maestro, com duas assistências. Em resumo, os Rubro-Negros deram um show, sem chances para o adversário que era bicho-papão na Europa, e se sagraram campeões mundiais.
Três anos depois, o Liverpool teria uma nova chance. Após vencer a, na época, Copa da Europa, batendo a Roma, que jogava em casa, os ingleses voltaram ao Estádio Nacional de Tóquio para confrontar os argentinos do Independiente. Apesar de ter feito um jogo mais digno do que em relação há três anos, o resultado foi o mesmo: derrota após ter levado um gol de José Percudani aos seis minutos de jogo.
Demoraria 21 anos para o Liverpool voltar a ter uma chance de disputar o Mundial, porém, quando chegou, a jornada foi épica, inesquecível.
Em 2005, Liverpool e Milan fariam, talvez, a final mais famosa de todos os tempos da Champions League. No Estádio Olímpico Ataturk, na Turquia, o Milan abriu o placar com 1 minuto de jogo, com gol de Maldini. Crespo, no fim da primeira etapa, marcou mais dois. Com 3 x 0 no placar, os italianos pareciam que iam ter uma caminhada fácil ao título. No entanto, tudo mudou no 2º tempo. O Liverpool chegou ao empate com Gerrard, Smicer e Alonso e, nos pênaltis, completou a épica virada para vencer sua quinta Liga dos Campeões.
Já no Mundial, disputado no Japão, agora mais clubes, o Liverpool venceu o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, por 3 x 0. Na final, enfrentou o São Paulo, campeão da Libertadores. Apesar do domínio inglês, o Liverpool foi mais uma vez derrotado, atingindo o tri-vice Mundial, graças a um gol do volante Mineiro.