Fortaleza surpreende e briga por títulos com Vojvoda em 2021
De desconhecido à um dos mais badalados do Brasil no momento, técnico já conquistou o estadual segue na luta por títulos nacionais
atualizado
Compartilhar notícia
No dia 4 de maio deste ano, o Fortaleza anunciou a contratação do argentino Juan Pablo Vojvoda, que estava no Unión La Calera, do Chile. O clube precisava retomar o bom futebol aliado de resultados positivos. Depois da saída de Rogério Ceni, campeão da Série B e da Copa do Nordeste, o clube não conseguiu repetir boas sequências sob os comandos de Enderson Moreira e Marcelo Chamusca.
O nome desconhecido pela torcida e mídia brasileira soava como mais uma investida de clubes brasileiros em busca de técnicos estrangeiros. No entanto, à época, o presidente do Leão do Pici, Marcelo Paz, apresentou argumentos de quem havia observado o trabalho do treinador e sabia o que estava escolhendo para dirigir o time do lado tricolor de Fortaleza.
Os motivos para a escolha de Vojvoda
Características como a troca de passes, intensidade, manter a bola no pé foram alguns dos itens colocados como decisivos para a sua contratação. A experiência em times como Talleres, Huracán e Defensa y Justicia, de porte semelhante ao do Leão e com um orçamento reduzido e com bons resultados, também fizeram com que Vojvoda fosse o alvo da equipe.
E logo a união começou a apresentar seus resultados. Conseguiu fazer com que a equipe conquistasse o Campeonato Cearense em cima do maior rival, o Ceará, para iniciar a sua trajetória no Campeonato Brasileiro e nas demais competições com a confiança e a moral em alta.
Resultados nacionais
A estratégia deu muito certo, logo na estreia do Campeonato Brasileiro derrotou o forte e rico Atlético-MG, um dos candidatos ao título. Depois, o time emplacou uma sequência de vitórias contra times como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, que iam dando mais combustível ao organizado e agressivo Fortaleza a seguir impiedoso.
Na Copa do Brasil, o time eliminou o rival Ceará na terceira fase com um empate em 1 x 1 e uma vitória acachapante por 3 x 0. Nas oitavas eliminou o CRB e agora terá de enfrentar o São Paulo pelas quartas de final, fase que o time não chegava há 20 anos.
E o time pode sonhar alto. É o 3º no Campeonato Brasileirão na 15ª rodada. Com 30 pontos, a equipe está 4 pontos atrás do líder Palmeiras e apenas 2 do Atlético-MG, 2º colocado. São nove vitórias, três derrotas e três empates sem abrir mão do futebol bem jogado.
Se a expectativa antes era alguém que pudesse chegar perto do desempenho de Rogério Ceni, Vojvoda superou a expectativa. Se no início do ano o torcedor do Leão do Pici almejava uma permanência na série A com uma vaga na Sul-Americana, com Vojvoda as pretensões aumentaram e as taças parecem um objetivo alcançável.
O próximo compromisso do Fortaleza é no domingo (15/8), em casa contra o Santos pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.