Fórmula 1 desembarca na Inglaterra para 10ª corrida da temporada
Com Red Bull mandando na temporada, prova no circuito de Silverstone marca 10ª etapa de 2023 e tem Lewis Hamilton correndo em casa
atualizado
Compartilhar notícia
A Fórmula 1 segue seu calendário de corridas em 2023 com uma das provas mais tradicionais da modalidade: o GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone.
Correndo em casa, Lewis Hamilton quer bater o próprio recorde de maior vencedor da prova e encostar no trio de ferro da temporada.
Voando baixo em 2023, Max Verstappen (foto em destaque), chega como favorito a desbancar o inglês em seus domínios. O holandês segue tranquilo no ranking de pilotos, com 229 pontos no ano. O piloto da RBR é seguido de longe por seu companheiro de equipe, Sérgio Perez, com 148. Fernando Alonso fecha a trinca de líderes, com 131 pontos.
Hamilton aparece na quarta posição, com 106 pontos conquistados na temporada. Contando com o apoio da torcida de seu país natal, o piloto da Mercedes é o maior campeão da história da prova, com oito vitórias. Jim Clark e Alan Prost vêm logo atrás, com cinco triunfos cada.
Nostalgia
O GP da Inglaterra é marcado por uma das cenas mais icônicas da Fórmula 1: a famosa carona de Ayrton Senna com Nigel Mansell. Em 1991, a McLaren do brasileiro ficou sem gasolina na última volta de Silverstone e Senna terminou a prova na carona da Williams de Mansell.
McLaren larga bem
A corrida de classificação de Silverstone, na manhã desse sábado (8/7), foi um grande show da McLaren dentro de casa. A equipe inglesa por muito pouco não garantiu a pole e só foi superada pela Red Bull de Max Verstappen na última volta, já sob a bandeira quadriculada.
Ainda assim, a escuderia garantiu Lando Norris e Oscar Piastri em segundo e terceiro do grid de largada, respectivamente.
Confira o grid:
1. Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2. Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3. Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
4. Charles Leclerc (Ferrari)
5. Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6. George Russell (Mercedes)
7. Lewis Hamilton (Mercedes)
8. Alexander Albon (Williams/Mercedes)
9. Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10. Pierre Gasly (Alpine/Renault)
11. Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12. Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13. Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14. Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
15. Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
16. Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
17. Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
18. Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
19. Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
20. Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)