Fórmula 1 anuncia acordo com mais uma equipe a partir de 2026
A entidade afirma que a GM/Cadillac tem preenchido todos os pré-requisitos para ser a 11ª equipe na F1 a partir de 2026
atualizado
Compartilhar notícia
A Fórmula 1 anunciou, nesta segunda-feira (25/11), que há um acordo de princípio para ter mais uma escuderia no grid da categoria. Mohammad Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pretende colocar a Cadillac na F1 em 2026.
Caso o acordo seja efetivado, 22 carros estarão no grid de largada e 11 equipes competirão na F1. O novo time, inicialmente chamado GM/Cadillac, tem atendido a todas as demandas da F1 em seu processo para ser aceito no principal campeonato de automobilismo do mundo.
“A Fórmula 1 anuncia que chegou a um acordo de princípios com a General Motors (GM) para trazer a GM/Cadillac como 11º time em 2026. Damos crédito à liderança da construtora pelo progresso significativo em sua preparação para entrar na F1”, destaca a categoria por meio de nota publicada nas redes sociais.
A entidade afirma ainda que a GM poderá ser fornecedora de motor mais tarde. A declaração destaca que mais detalhes serão divulgados em breve.
A última vez que a Fórmula 1 teve mais de 10 equipes no campeonato foi em 2016. Manor Racing MRT era a 11ª escuderia no grid. Foi o primeiro e único ano dela na F1, com apenas uma ponto conquistado na curta história.
O menor número de equipes na competição foi de apenas quatro escuderia em 1959. Já o maior número foi em 1989, quando 16 times correram.