metropoles.com

Fome, paulada e gritaria: ex-ginastas britânicas denunciam abusos

Catherine Lyons, uma das ex-atletas, contou em entrevista que chegou a apanhar com um bastão de um treinador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jack Atley/ALLSPORT
Lisa Mason, ginástica artística
1 de 1 Lisa Mason, ginástica artística - Foto: Jack Atley/ALLSPORT

A ginástica artística da Grã-Bretanha vive um escândalo. Na noite dessa segunda-feira (6/7), ex-atletas, uma delas atleta olímpica, revelaram que passaram por abusos e maus-tratos nas mãos de treinadores.

Campeã europeia júnior, Catherine Lyons relatou ao ITV que seus técnicos a deixaram passar fome sob alegação de sobrepeso. A ex-ginasta, de 19 anos, também revelou que seus treinadores gritavam com ela constantemente e a trancavam em um armário para que se acalmasse. Ela também foi vítima de pauladas com um bastão.

Lisa Mason, que defendeu a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Sydney 2000, também relatou abusos, os quais, segundo ela, acontecem desde os seus 10 anos. Aos 38, ela revelou que era forçada a treinar até as mãos sangrarem e sob efeitos de analgésicos, apesar de estar lesionada. Lisa conta que os técnicos colocavam uma grama sintética pontuda por baixo do carpete de treinamento para obrigar as ginastas a ficarem de ponta de pé.

Em comunicado, a Federação Britânica de Ginástica afirmou condenar qualquer forma de abuso e que todas as denúncias serão investigadas pela Unidade de Integridade da entidade.

“Nos últimos anos, trabalhamos muito para garantir que nossa cultura de atletas e treinadores seja transparente, justa e inclusiva. Isso é essencial para o bem-estar de todas as ginastas e um pré-requisito para o sucesso nas competições nacionais e internacionais. O bem-estar do atleta desempenha um papel essencial em nossa cultura de desempenho e tomada de decisão. Trabalhamos com nossas ginastas e adotamos ações específicas para garantir que seus interesses e preocupações sejam sempre considerados e abordados e que eles tenham uma escolha de caminhos para levantar preocupações”, declarou a entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?