Flamengo estreia hoje em Manaus com titulares e jejum no Carioca
Rubro-Negro faz primeiro jogo da temporada e, na sequência, engata série de compromissos fora de casa
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto isso, nos próximos dois jogos seguintes do Carioca, contra Nova Iguaçu, em João Pessoa (PB), e Portuguesa, em Natal (RN), nos dias 21 e 27 de janeiro, os jogadores menos badalados e jovens atletas do sub-20 irão a campo.
Flamengo e Audax, na história, se enfrentaram apenas quatro vezes, com três triunfos flamenguistas e um resultado favorável ao novato. Neste ano, assim como nas edições anteriores, a primeira fase do Campeonato Carioca está denominada como Taça Guanabara, onde os 12 times se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros avançam para as semifinais.
Do outro lado da tabela, o último colocado será rebaixado para a Série A-2 Carioca de 2025. Enquanto isso, os clubes que ficarão de 5º a 8º colocados da primeira fase, disputarão a Taça Rio, torneio de consolação. As fases mata-mata são sempre disputadas em jogos de ida e volta.
Para este primeiro duelo, o técnico Tite deve escalar uma formação muito parecida com a do último jogo de 2023, na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, no fechamento do Brasileirão. A única mudança será a entrada de Léo Pereira no lugar de Pablo, já que o zagueiro estava suspenso naquela ocasião.
Além disso, Pablo será desfalque nestes primeiros jogos da temporada, pois seguiu no Rio, tratando de uma tendinite no joelho e vem fazendo tratamento com plasma. Outras baixas são o lateral-direito Matheuzinho e o volante Thiago Maia, que estão acertados com Corinthians e Internacional, respectivamente, e até já se despediram do restante do grupo.
O meia uruguaio De La Cruz, principal reforço do clube para a temporada, ainda não está apto para estrear, já que não houve tempo hábil para a sua regularização. Ele veio do River Plate, da Argentina, e precisaria estar inscrito até dia 10 para participar da primeira rodada. Mas, mesmo assim, viajou com o elenco e embarcará com os demais para os Estados Unidos.
Do outro lado, o Audax, do comandante Tuca Guimarães, vem com força máxima e cheio de novidades em relação ao último ano. Sexto na classificação geral em 2023, sua melhor colocação na história no Carioca, tem como principal esperança o meio-campista Tavinho, ex-camisa 10 do modesto São Raimundo, de Roraima.