Fisioterapeuta analisa métodos utilizados para a recuperação de Neymar
O fisioterapeuta Luiz Fonseca explicou um pouco melhor como está sendo realizado o procedimento para a rápida recuperação do atacante
atualizado
Compartilhar notícia
O fisioterapeuta Luiz Fonseca explicou com exclusividade ao Metrópoles o árduo trabalho da equipe de fisioterapia para a rápida recuperação dos atletas Neymar Jr, Danilo e Alex Sandro na Copa do Mundo do Catar.
Segundo Luiz, a lesão do Alex Sandro sofrida no último jogo é uma contusão com uma dificuldade maior de ser analisada aqui do lado de fora, pois a CBF não divulgou exames, resultados, grau da lesão e a forma de tratamento adotada.
No caso das lesões de Danilo e Neymar, que aconteceram durante a Copa do Mundo, uma competição que todo tempo é valioso e que nenhum atleta quer ver o sonho sendo interrompido no meio do caminho, a equipe de fisioterapia tem que estar pronta para recuperar o atleta o mais rápido possível.
“No caso das duas primeiras lesões, a equipe de fisioterapia está à disposição dos atletas 24h por dia. Primeiro que estamos falando da Seleção Brasileira e segundo tem o ídolo de um país envolvido em uma lesão”, afirmou Luiz ao Metrópoles.
Sobre os tratamentos realizados com os atletas, o fisioterapeuta explicou um pouco melhor como está sendo realizado o procedimento para a rápida recuperação.
“Nesse caso, foi estipulado o prazo para os jogadores voltarem a atuar nas oitavas, então aumenta a pressão para a equipe conseguir recuperar o máximo. Sendo assim são adotadas atividades em tempo integral para os atletas, com tratamento, medicamento, bandagem e todo o esforço da equipe juntamente com a do atleta. Aparentemente a lesão do Neymar é mais grave que a do Danilo. Neymar segue fazendo a fisioterapia aquática, enquanto Danilo já treinou em campo com o restante do elenco”, continuou.
Sobre o caso de Neymar, o especialista reforça que o cuidado é ainda maior.
“Além dele ser o camisa 10, é o ídolo do time do país, então a equipe vem tentando desenvolver um trabalho para que o mesmo se recupere a tempo de voltar a atuar na Copa do Mundo. Por ser uma lesão bem mais grave, se o Neymar voltar para as oitavas, a recuperação não será 100%, já que nesse caso o jogador já possui um grande quadro de lesões no tornozelo”, completou Luiz.
Questionado sobre o caso de lesões recorrentes no tornozelo de Neymar, o fisioterapeuta explicou que pelo fato dos profissionais e o atleta já estarem “acostumados” com esse tipo de agravamento, acaba que facilita a forma de tratar a lesão.
“Os profissionais que estão na Seleção Brasileira não estão lá por terem bons conhecimentos, estão lá por simplesmente serem os melhores profissionais do Brasil, é por isso que foram selecionados para tratarem dos atletas da nossa Seleção. Então quando eles enfrentam lesões como a de Neymar, Danilo e Alex Sandro, todos já sabem os tratamentos necessários para fazer os atletas voltarem a campo o mais rápido possível. São profissionais número 1. Então se a equipe médica disse que eles voltam para campo nas oitavas, pode ter certeza de que os atletas estarão recuperados para as oitavas” encerra Luiz.
Sem Neymar, Danilo e Alex Sandro, a Seleção Brasileira enfrenta Camarões, nesta sexta-feira (2/12), em duelo da terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.