Fifa estuda permitir jogos da Premier League fora da Inglaterra
Fifa discute alterar a regra sobre partidas “fora de território”. Medida pode afetar competições como Premier League, La Liga e Bundesliga
atualizado
Compartilhar notícia
Após encerrar disputa judicial com uma promotora esportiva norte-americana no início desta semana, a Fifa agora estuda permitir que jogos de campeonatos nacionais, como a Premier League, aconteçam fora de seus domínios. A entidade vai encarregar um painel de 10 a 15 representantes para discutir a reformulação da regra que envolve jogos “fora de território”, alterada pela última vez em 2014.
Estados Unidos e Arábia Saudita são favoritos para receber futuras partidas internacionais caso a alteração seja efetiva. Com a nova política, a atração de investidores internacionais em clubes, como acontece em equipes com o Manchester City e o PSG, tende a crescer ainda mais.
Além da Premier League, demais ligas nacionais como La Liga, Bundesliga e afins, poderão promover partidas em outros países.
Na discussão pela reformulação da regra, a Fifa irá orientar o grupo de representantes escolhidos a ponderar critérios como aviso prévio aos torcedores e respeito à estrutura de realização de jogos aceita pelo futebol internacional.