FIA determina que pilotos de Rússia e Belarus corram sem bandeiras
Após reunião extraordinária convocada por Ben Sulayem, presidente da entidade, FIA seguiu orientações do COI
atualizado
Compartilhar notícia
A Federação Internacional de Automobilismo, FIA, definiu nesta terça-feira (1º/3) que pilotos da Rússia e de Belarus deverão participar das competições internacionais realizadas pela entidade sem as bandeiras de seus países. Com a decisão, os pilotos utilizarão a bandeira da FIA no lugar.
FIA Statement – World Motor Sport Council decisions in relation to the situation in Ukraine pic.twitter.com/HwChHhkla6
— FIA (@fia) March 1, 2022
A decisão está alinhada com as orientações do Comitê Olímpico Internacional. Qualquer referência as bandeiras dos dois países será vetada. Assim, a Haas terá de retirar as cores da bandeira russa de seus carros.
A decisão foi tomada após reunião extraordinária convocada pelo presidente da entidade Ben Sulayem.
“Estamos solidários com Leonid Kostyuchenko, presidente da Federação de Automobilismo da Ucrânia (FAU) e com toda a família FIA no país. As medidas tomadas hoje reconhecem a autoridade da FAU na Ucrânia e também estão alinhadas com as recomendações feitas recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional”, comunicou Sulayen.
As equipes da Rússia e de Belarus estão impedidas de competir nos eventos da FIA. Todos os representantes dos dois países que fazem parte da entidade serão afastados de suas funções.
Todas as decisões são uma resposta aos ataques da Rússia em direção a Ucrânia.
Sobre o GP da Rússia, a entidade anunciou que está cancelado. Antes, a FIA havia anunciado a suspensão da mesma.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes