metropoles.com

Federação Russa apela ao Tribunal Arbitral do Esporte contra exclusões

O pedido da RFU é de que todas as equipes sejam reintegradas aos torneios, no mesmo estágio e fase em que se encontravam antes do banimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gavriil GrigorovTASS via Getty Images
Federação Russa de Futebol, em Moscou. Ela vai recorrer da decisão de suspensão da Fifa e Uefa - Metrópoles
1 de 1 Federação Russa de Futebol, em Moscou. Ela vai recorrer da decisão de suspensão da Fifa e Uefa - Metrópoles - Foto: Gavriil GrigorovTASS via Getty Images

A Federação de Futebol da Rússia (RFU) entrou nesta terça-feira (8/3), com um pedido no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra as retiradas dos seus clubes e seleções em competições internacionais. O pedido da RFU é de que todas as equipes sejam reintegradas aos torneios, no mesmo estágio e fase em que se encontravam antes do banimento.

Uefa e Fifa definiram, em conjunto, pela expulsão da Rússia, há uma semana. Desde então, a Federação se posicionou “categoricamente contrária” à posição das entidades. Nesse primeiro momento, seleções femininas e masculinas, incluindo as categorias de base, e os clubes foram impedidos de seguir em suas competições.

“A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play. (Uefa e Fifa) Não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos”, afirmou a RFU em nota.

Com a definição, a Rússia acabou eliminada da Copa do Mundo, que ainda disputaria sua vaga na repescagem contra a Polônia. Com isso, nesta terça-feira, 8, também ficou definido que a equipe de Robert Lewandowski se classificou para a próxima fase dos “playoffs”.

Além das sanções esportivas, a Rússia também perdeu a sede da final da Liga dos Campeões desse ano, que ocorreria em São Petersburgo, e a Premier League anunciou a suspensão do contrato com empresa russa para a a transmissão da competição.

“A Premier League condena a invasão russa à Ucrânia. Nós pedimos paz, e nossos pensamentos estão com todos aqueles impactados”, afirmou a Liga em comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?