Favorito, Vinícius Jr. pode trazer Bola de Ouro ao Brasil após 17 anos
Vinícius Jr. é o grande favorito a ser coroado Bola de Ouro na cerimônia desta segunda-feira (28/10), no Théâtre du Châtelet, em Paris
atualizado
Compartilhar notícia
Grande favorito da noite, Vini Jr. pode ser coroado o Bola de Ouro da temporada de 2023/24 nesta segunda-feira (28/10). A cerimônia de entrega do prêmio acontece às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris, e o atacante do Real Madrid pode ser o primeiro brasileiro a receber a honraria após 17 anos.
Vinícius Jr. foi um dos principais nomes do futebol europeu na última temporada. Apesar da lesão que o deixou afastado dos gramados por quase dois meses, o atacante fez 24 gols e deu nove assistências em 39 jogos, com uma média de 0,84 contribuição a gol por partida em 2023/24.
Caso o favoritismo do brasileiro se confirme, Vini Jr. será o primeiro brasileiro a vencer a Bola de Ouro desde Kaká, em 2007. Após a conquista do ex-jogador revelado pelo São Paulo, a premiação foi dominada por Messi e Cristiano Ronaldo por uma década e só foi para as mãos de outro jogador em 2018, quando Modric recebeu o prêmio.
Temporada de ouro
A temporada de 2023/24 não foi especial para Vinícius Jr. só pelos números impressionantes. Eleito o craque da Champions League, Vini foi campeão com o Real Madrid, sendo decisivo para a equipe em 48% das suas participações em gols.
Ao todo, das 33 participações em gols de Vini, 18 foram decisivas para o clube espanhol ou para a Seleção Brasileira. Ao todo, contando os números do atacante com o Real Madrid e a Amarelinha, o atacante teve 26 gols e 11 assistências em 49 jogos no período compreendido pela votação da Bola de Ouro.
Entre as principais partidas de Vini Jr. na temporada, o hat-trick no título do Real Madrid sobre o Barcelona pela Supercopa da Espanha e os dois gols contra o Bayern de Munique na semifinal da Champions ficam entre as mais memoráveis. Além disso, o atacante foi o autor de um dos dois gols do seu time na final da Champions League, contra o Borussia Dortmund.
Brasileiros Bola de Ouro
Ao longo da história da premiação, quatro brasileiros foram eleitos o Bola de Ouro da temporada. Ronaldo foi o primeiro jogador do brasil a conquistar o feito, em 1997, e repetiu a marca em 2002, cinco anos depois. Além do fenômenos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká também já levaram o prêmio para casa.
Se Vinícius Jr. for eleito o Bola de Ouro nesta segunda-feira, ele será o quinto brasileiro a atingir o feito. Além disso, será a sexta vez que um jogador nascido no Brasil recebe a honraria, após 17 anos sem conquistar o prêmio entregue pela France Football.
Representatividade
Além de um dos principais jogadores do Real Madrid, Vinícius Jr. também é conhecido pela importância da sua voz na luta antirracista no futebol. Após ser alvo de insultos e injúria constante nos gramados, Vini se tornou um porta-voz da causa no esporte e segue fazendo história pela causa racial.
Em 2023, o brasileiro foi o vencedor do prêmio Sócrates, que também é entregue pela France Football, e premia inciativas sociais no esporte. Neste ano, Vini espera dar mais um passo importante na sua luta ao vencer a Bola de Ouro. O atacante será o primeiro negro a levar a honraria para casa após 19 anos.
O último negro a vencer a Bola de Ouro também foi um brasileiro. Em 2005, Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor jogador da temporada após ano com números astronômicos com a camisa do Barcelona. Depois de 19 anos, Vinícius Jr. pode igualar o compatriota e voltar a colocar um rosto negro como campeão do troféu individual mais importante do futebol.