metropoles.com

Favorito, Vinícius Jr. pode trazer Bola de Ouro ao Brasil após 17 anos

Vinícius Jr. é o grande favorito a ser coroado Bola de Ouro na cerimônia desta segunda-feira (28/10), no Théâtre du Châtelet, em Paris

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guillermo Martinez via Getty Images
Imagem colorida de Vini Jr, favorito ao prêmio da Bola de Ouro- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Vini Jr, favorito ao prêmio da Bola de Ouro- Metrópoles - Foto: Guillermo Martinez via Getty Images

Grande favorito da noite, Vini Jr. pode ser coroado o Bola de Ouro da temporada de 2023/24 nesta segunda-feira (28/10). A cerimônia de entrega do prêmio acontece às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris, e o atacante do Real Madrid pode ser o primeiro brasileiro a receber a honraria após 17 anos.

Vinícius Jr. foi um dos principais nomes do futebol europeu na última temporada. Apesar da lesão que o deixou afastado dos gramados por quase dois meses, o atacante fez 24 gols e deu nove assistências em 39 jogos, com uma média de 0,84 contribuição a gol por partida em 2023/24.

Caso o favoritismo do brasileiro se confirme, Vini Jr. será o primeiro brasileiro a vencer a Bola de Ouro desde Kaká, em 2007. Após a conquista do ex-jogador revelado pelo São Paulo, a premiação foi dominada por Messi e Cristiano Ronaldo por uma década e só foi para as mãos de outro jogador em 2018, quando Modric recebeu o prêmio.

5 imagens
O atacante tem 37 participações a gols 49 jogos na temporada
Vinícius Jr. foi eleito o craque da Champions League na última temporada
Vini Jr venceu o prêmio Sócrates na cerimônia de 2023
O jogador foi campeão da Champions League, Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha com o Real Madrid
1 de 5

Vinícius chega como favorito para a cerimônia da Bola de Ouro nesta segunda-feira

Yasser Bakhsh/Getty Images
2 de 5

O atacante tem 37 participações a gols 49 jogos na temporada

Tom Weller/picture alliance via Getty Images
3 de 5

Vinícius Jr. foi eleito o craque da Champions League na última temporada

Reprodução
4 de 5

Vini Jr venceu o prêmio Sócrates na cerimônia de 2023

Reprodução
5 de 5

O jogador foi campeão da Champions League, Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha com o Real Madrid

Etsuo Hara/Getty Images

Temporada de ouro

A temporada de 2023/24 não foi especial para Vinícius Jr. só pelos números impressionantes. Eleito o craque da Champions League, Vini foi campeão com o Real Madrid, sendo decisivo para a equipe em 48% das suas participações em gols.

Ao todo, das 33 participações em gols de Vini, 18 foram decisivas para o clube espanhol ou para a Seleção Brasileira. Ao todo, contando os números do atacante com o Real Madrid e a Amarelinha, o atacante teve 26 gols e 11 assistências em 49 jogos no período compreendido pela votação da Bola de Ouro.

Entre as principais partidas de Vini Jr. na temporada, o hat-trick no título do Real Madrid sobre o Barcelona pela Supercopa da Espanha e os dois gols contra o Bayern de Munique na semifinal da Champions ficam entre as mais memoráveis. Além disso, o atacante foi o autor de um dos dois gols do seu time na final da Champions League, contra o Borussia Dortmund.

Brasileiros Bola de Ouro

Ao longo da história da premiação, quatro brasileiros foram eleitos o Bola de Ouro da temporada. Ronaldo foi o primeiro jogador do brasil a conquistar o feito, em 1997, e repetiu a marca em 2002, cinco anos depois. Além do fenômenos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká também já levaram o prêmio para casa.

Se Vinícius Jr. for eleito o Bola de Ouro nesta segunda-feira, ele será o quinto brasileiro a atingir o feito. Além disso, será a sexta vez que um jogador nascido no Brasil recebe a honraria, após 17 anos sem conquistar o prêmio entregue pela France Football.

Representatividade

Além de um dos principais jogadores do Real Madrid, Vinícius Jr. também é conhecido pela importância da sua voz na luta antirracista no futebol. Após ser alvo de insultos e injúria constante nos gramados, Vini se tornou um porta-voz da causa no esporte e segue fazendo história pela causa racial.

Em 2023, o brasileiro foi o vencedor do prêmio Sócrates, que também é entregue pela France Football, e premia inciativas sociais no esporte. Neste ano, Vini espera dar mais um passo importante na sua luta ao vencer a Bola de Ouro. O atacante será o primeiro negro a levar a honraria para casa após 19 anos.

O último negro a vencer a Bola de Ouro também foi um brasileiro. Em 2005, Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor jogador da temporada após ano com números astronômicos com a camisa do Barcelona. Depois de 19 anos, Vinícius Jr. pode igualar o compatriota e voltar a colocar um rosto negro como campeão do troféu individual mais importante do futebol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?