Fair play, VAR e preleção: BBB e futebol estão juntos (novamente)
Assim como a edição anterior, BBB21 tem aproximado o reality das dinâmicas do esporte
atualizado
Compartilhar notícia
Rivalidade, emoção, brigas de torcidas…poderia estar falando de futebol, mas é só o Big Brother. O reality mais assistido do Brasil está de volta trazendo consigo algumas dinâmicas que aproximam o programa do esporte nacional.
Esse “casamento” já foi visto na edição anterior do BBB. Se no Big Brother 20 Hadybala representou a “cota boleiro” dos reality shows, nesta, temos o crossfiteiro Arthur, que teve passagens pelas categorias de base de times como Ponte Preta e Atlético-GO. E se a 20ª edição do programa contou com a participação maciça de jogadores de alto nível palpitando sobre os rumos da atração, o mesmo pode ser visto neste ano.
Após a participante Karol Conká ter conquistado a liderança da semana na última quinta (11/2), Marinho, atacante do Santos, utilizou as redes sociais para manifestar sua revolta com o que ele julgou ter sido uma manipulação da produção do programa. “Estava querendo acreditar que esse Big Brother era real, já larguei a mão! Dá mais audiência com a K-com Sal. A cara dela de surpresa porque ganhou o líder! Tipo eu já sabia…Laguei! Vou cancelar o PPV”, escreveu.
A insatisfação de Marinho com Karol Conká e sua turma é compartilhada por ninguém menos que Neymar. O craque do PSG já tinha mostrado ser um fã do programa na edição anterior e, nesta, também tem dado seus pitacos. A maioria com palavras críticas à rapper e ao humorista Nego Di. Aliás, a aproximação do camisa 10 com o programa tem sido tamanha que ele teve de se pronunciar negando ter doado R$ 1,5 milhão para o ex-participante Lucas Penteado. Além disso, o PSG também tuitou negando participação do jogador na atração após um “convite” do ator e comediante Rafael Portugal para que Neymar fizesse parte do elenco. Tudo em tom de brincadeira, claro.
Tiago Leifert
Vindo do jornalismo esportivo, Tiago Leifert sabe que unir duas paixões nacionais — futebol e reality shows — não é uma má ideia para esclarecer ou motivar os rumos do jogo para o público e os participantes. Por isso, o apresentador usa e abusa de analogias esportivas em seus discursos. No dia em que Lucas Penteado decidiu desistir do jogo, Leifert afirmou à casa que “faltou Fair Play”. “Jogar a bola para fora e ajudar o seu adversário a se levantar. Eu tenho a trazer pra vocês esses fato, que em alguns momentos faltou estender a mão. Não foi sempre, não foi fácil, mas ficou essa sensação (…) o que era jogo, o que era real. Faltou um carinho, mas agora já foi”, continuou.
Percebendo que o clima da casa estava pesado, dias depois, Tiago voltou a se dirigir à casa com um discurso mais motivador. Uma preleção pré-jogo, como ele próprio definiu.
Memes
Uma das imagens mais clássicas da edição atual é a de Lumena indo para cima de Juliette com o dedo em riste. A internet foi à forra fazendo montagens com a participante vestida de árbitra, com um apito na boca e até narrações “é pênalti!”, em consonância com o perfil de controlador que a psicóloga e DJ baiana tem apresentado até aqui.
Lumena viu esse tweet e apontou a cal!
PENALTI PARA O CORINTHIANS! pic.twitter.com/jzdHy4QaqE— PHˢᵉᵖ É BI DA LIBERTA (@PHpalmeirense) February 7, 2021
Outro meme, esse um pouco mais leve, que tem rodado as redes são com comparações das acertadas leituras de jogo que Gil e Sarah, dupla preferida do público até aqui, com grandes mentes do futebol.
— o cara que faz analogias de bbb com futebol (@yurimths_) February 6, 2021