F1: FIA multa organização do GP dos EUA por invasões à pista
Momento aconteceu ao fim da corrida em Austin. Grande Prêmio dos Estados Unidos de F1 foi vencido por Charles Leclerc, da Ferrari
atualizado
Compartilhar notícia
A organização do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, disputado neste fim de semana, foi multada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 500 mil euros (cerca de R$ 3,1 milhões). O motivo foi a invasão de torcedores na pista do Circuito das Américas, em Austin.
A invasão ao Circuito de Austin aconteceu pouco tempo depois da bandeirada, quando ainda haviam carros na pista, em direção aos boxes. Os comissários da FIA analisaram que cerca de 200 fãs invadiram o local.
Mesmo que os comissários tenham decidido pela multa de 500 mil euros, o GP dos Estados Unidos terá que pagar 150 mil euros (cerca de R$ 927 mil). Isso porque é a primeira vez que um caso como esse acontece em Austin. Sendo assim, o pagamento de 350 mil euros restantes estão suspensos, desde que não haja novas infrações até o fim de 2026.
“O promotor é obrigado, até 31 de dezembro de 2024, a enviar à FIA um plano formal de remediação que, na opinião da FIA, aborde adequadamente esta questão, mas também avalie se existem outras áreas de incursão em potencial ao redor do circuito (…) A segurança do público é de suma importância para o esporte”, diz o comunicado dos comissários.
A corrida principal do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 foi vencida por Charles Leclerc, com Carlos Sainz em 2º lugar e Max Verstappen na 3ª posição.